Olá,

Visitante

Retratos da integralidade, equidade e universalidade do SUS

Documentários sobre práticas do SUS, produzidos pela VideoSaúde e a IdeiaSUS, foram exibidos no Futura e seguem no Youtube

Leitura: 2 minutos
Imagem do filme Construtoras de Caminhos / Produção: IdeiaSUS Fiocruz e VideoSaúde Fiocruz

Davi frequenta as sessões desde os três meses de idade após nascer prematuro. Izadora está mais atenta, tomou gosto pela música, emite sons e agora fica menos agitada no colo da mãe. João Miguel, paciente com síndrome de Down, esboça as primeiras palavras depois das sessões de fonoaudiologia. Simone viu o filho aprender a andar, subir e melhorar a coordenação motora e ganhou confiança para colocá-lo na escola. Em comum nessas trajetórias, o cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências em uma Clínica de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro, inspirando o curta Construtoras de Caminhos. Esta e outras produções sobre práticas do SUS, produzidas no âmbito da parceria entre a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, fizeram parte da programação de janeiro do Canal Futura.

Incluídos, nesse contexto, estiveram também os filmes CorpoAlma e População em Situação de Rua. O primeiro retrata o grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. Mais ainda, de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma. O segundo narra o trabalho de equipes que caminham pela comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, buscando desenvolver atendimento humanizado e ações de acompanhamento voltadas às necessidades concretas de saúde de uma população, muitas vezes, invisível à sociedade.

O Futura exibiu, ainda, o documentário Diálogos entre serviços. A experiência do SUS, registrada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, fala sobre um projeto do sistema de saúde de Quissamã, no Rio de Janeiro, cujo propósito é desfragmentar as áreas de saúde do município. A equipe lança mão de estratégias criativas de integração e qualificação em saúde, promovendo a comunicação entre os setores e fomentando a educação em saúde.

A exibição de vídeos sobre o SUS resulta da parceria entre a VideoSaúde Fiocruz e o Futura, iniciada ainda em 2023, levando informação de fontes confiáveis para a promoção da saúde na sociedade brasileira.

Os filmes estão disponíveis no canal da IdeiaSUS no Youtube e na Plataforma de Vídeos da VídeoSaúde Fiocruz.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também