Na IdeiaSUS Fiocruz: novos episódios de Vozes da Saúde realçam a importância do controle e da participação social no SUS

A série, que atualmente conta com 124 episódios, está disponível no Youtube

Vozes da Saúde, série produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e VideoSaúde Fiocruz, traz sete novos episódios que retratam as contribuições de conselhos de saúde e movimentos sociais para o desenvolvimento e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os vídeos revelam diferentes formas de atuação, de conselhos locais de saúde e distritais de saúde indígena à articulação de pescadoras. Falam, também, de educação permanente e educação popular em saúde de conselheiros e conselheiras de saúde.

No episódio Conselhos Locais de Saúde: a Experiência do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Neurismar de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Tefé (AM), fala sobre a criação dos conselhos locais de saúde em unidades básicas de saúde como dispositivos de empoderamento popular.

A conselheira nacional de saúde, Heliana Hemetério dos Santos, representante da Rede Nacional de Lésbicas e Bissexual Negras Feministas (Candaces) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), realça, em outro vídeo, o trabalho coletivo do CNS. Já a conselheira estadual de saúde Gláucia de Fátima Batista discorre sobre a atuação da Câmara Técnica de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais , da qual é coordenadora, no que tange à formação de conselheiros e conselheiras de saúde de Minas Gerais.

Em outro episódio, o educador popular Henrique Kujawa, apresenta o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), cuja sede fica em Passo Fundo (RS), e destaca o programa Participa+, um projeto de formação para o controle social no SUS, desenvolvido com o CNS, cujo foco é a qualificação da atuação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais. Em Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis, o uruguaio Pablo Anzalone, representante da Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis (Red de Municipios y Comunidades Saludables) do Uruguai, destaca a atuação da rede junto com um amplo conjunto de atores sociais e instituições, como oficinas, conferências e produção de livros.

Por fim, em Articulação Nacional de Pescadoras (ANP), Vânia Conceição Nascimento, pescadora quilombola de Salinas das Margaridas (MG), fala sobre o papel da ANP e realça o legado dos territórios tradicionais para o SUS, a exemplo das plantas medicinais usadas pelos antepassados. Já o indígena Wallace Apurinã, de Pauini (AM), fala sobre a atuação do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, do qual é vice-coordenador, realçando a importância da Lei nº 9.836/99, também conhecida como Lei Arouca, que prevê a existência dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi).

 

Retratos do SUS

Vozes da Saúde: as experiências da IdeiaSUS é uma série de vídeos que mostra as experiências dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A série, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, tem como objetivo dar visibilidade às práticas do SUS, mostrando os desafios, a criatividade e o compromisso dos trabalhadores.

Alguns dos temas abordados na série são: cuidado de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade; experiência em saúde mental que lida com o suicídio; práticas que levam em consideração os saberes de povos indígenas; identificação para tratamento precoce da hanseníase; cuidado de gestantes em situação de rua; educação permanente para qualificar o plano local de saúde; imunização de pacientes autistas; enfrentamento do racismo e do sofrimento psíquico; uso de plantas medicinais no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico; e, mais recentemente, controle e participação social no SUS. A série já soma 124 episódios. Todos disponíveis no canal da IdeiaSUS no YouTube. 

 

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

 

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io