A Curadoria em Saúde da IdeiaSUS Fiocruz realizou, nos dias 21 e 22 de outubro, uma visita técnica e oficina no município de Porto Vitória (PR) como parte do acompanhamento da prática “Proteja: construindo um futuro mais saudável para as crianças”, vencedora do Prêmio IdeiaSUS Fiocruz é SUS, na 19ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS, realizada em 2024.
A visita técnica teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os profissionais da ponta e as gestões locais, reafirmando o compromisso da IdeiaSUS com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das experiências que nascem nos territórios.
Diálogo e integração com o território
Sob a coordenação de Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira e Marta Gama de Magalhães, da equipe da
Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, e com a presença da curadora Vanderleia Pulga, o encontro reuniu gestores municipais e estaduais, profissionais de saúde e educação, representantes do controle social e autoridades locais. Durante a atividade, foram apresentados os objetivos da Curadoria em Saúde, destacando o papel da IdeiaSUS e da Fiocruz na valorização e disseminação de práticas inovadoras do SUS.
Entre os participantes estiveram Fernanda Braciak e Denize Aparecida Teixeira, da 6ª Região de Saúde do Paraná, os autores da prática Francieli Gonçalves Glaab, Carlos Igor Soares Pereira e Ana Paula Juraszek, além de representantes da gestão local, como Diego Rodrigo Altenrath, atual secretário de Saúde, Talia Fernanda Kukla, futura secretária, Andreia Ines Schack, secretária de Assistência Social e primeira-dama do estado, Paulo Roberto Dal Bo, da Educação, Jorge Tomazi, do Conselho Municipal de Saúde e Naiara Goreti Kampmann, da Câmara Municipal de Porto Vitória.
Após o encontro, a equipe visitou unidades de saúde e escolas municipais que desenvolvem ações voltadas à promoção da alimentação saudável e ao monitoramento da obesidade infantil — foco central da prática Proteja. As visitas possibilitaram conhecer de perto o trabalho intersetorial entre saúde e educação, fundamental para a promoção de hábitos saudáveis desde a infância.
Curadoria em Saúde: valorizando práticas e aprendizados
No segundo dia, a Oficina da Curadoria em Saúde reuniu profissionais de diferentes áreas e usuários do SUS em atividades de integração e reflexão coletiva. A programação incluiu a construção da linha do tempo da experiência, rodas de conversa e momentos de análise sobre os desafios, aprendizados e sustentabilidade da prática, com ênfase na sua dimensão comunicativa e educativa.
Para a curadora Vanderleia Pulga, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer vínculos e promover o aprendizado mútuo. “Cada visita é um espaço de escuta e reconhecimento. A Curadoria em Saúde é um exercício vivo de valorização das práticas e das pessoas que constroem o SUS nos territórios”, destacou.
A atividade reafirmou o compromisso da IdeiaSUS Fiocruz em apoiar, documentar e dar visibilidade às experiências que transformam o cotidiano da saúde pública, contribuindo para a consolidação de um SUS participativo, inovador e conectado aos territórios.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)