O potencial das células-tronco hematopoéticas obtidas do sangue do cordão umbilical e sua coleta e armazenamento pelo Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) é o ponto central da prática do dia em destaque. A unidade é a única fornecedora de sangue do cordão umbilical, desde 2021, para o Instituto Nacional do Câncer (Inca), unidade do SUS com o maior banco público de células-tronco, que tem a responsabilidade de disponibilizar o material armazenado para tratamentos no país e no exterior.
Coordenado por uma profissional habilitada para o procedimento, este trabalho já resultou, até o momento, em 128 coletas, das quais 18 foram aparentadas, ou seja, destinadas a irmãos doentes, e 110 foram doações espontâneas. Os resultados apontam que o hospital tem o índice de contaminação zero e em total conformidade com os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitaia (Anvisa), evidenciando a qualidade do trabalho de coleta, armazenamento e transporte desenvolvido pela equipe.
Vale destacar que as células-tronco têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos de células sanguíneas e já demonstraram potencial terapêutico em mais de 90 doenças dos sistemas hematológico e imunológico.
Conheça mais sobre a prática e seus resultados aqui.
Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)