Olá,

Visitante

Canal Futura exibe documentários da IdeiaSUS Fiocruz

Curtas sobre práticas do SUS, produzidos em parceria com a VideoSaúde, ficam também disponíveis na Globoplay

Leitura: 2 minutos
Imagem do filme TerritórioRua / Produção: IdeiaSUS Fiocruz e VideoSaúde Fiocruz

No mês de novembro, o Canal Futura exibe vídeos sobre experiências práticas que envolvem os princípios da integralidade, equidade e universalidade do SUS, que fazem parte da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Os documentários, produzidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz em parceria com a IdeiaSUS, após a exibição no Futura, ficam disponíveis na plataforma Globoplay. Entre os destaques, está o cuidado de pessoas em situação de rua. Exibido no dia 2, TerritórioRua reflete o trabalho da equipe de saúde da Clínica da Família Fellippe Cardoso, na zona norte do Rio de Janeiro. Trata-se de trabalhadores e trabalhadoras de uma unidade básica de saúde que leva cuidado a pessoas sem CEP, muitas vezes invisíveis. Elas vivem onde muitos estão apenas de passagem, em ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, abaixo de marquises e viadutos, escadas e vãos.

No dia 12, às 19h, é exibido Construtoras de Caminhos. O documentário retrata o cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências no Rio de Janeiro. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares revelando a importância do SUS, de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende, mostrando os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas. Reprise no dia 16, às 20h30.

Imagem do filme ‘Construtoras de Caminhos’ / Produção: IdeiaSUS Fiocruz e VideoSaúde Fiocruz

No dia 19, às 6h, é a vez de Parteiras Indígenas. O documentário apresenta as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas, destacando a beleza do parto natural. No mesmo dia, às 19h, o Canal Futura traz o filme CorpoAlma, sobre o grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro. É muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma. Ao mesmo tempo em que se perde peso, amplia-se a autoestima e os cuidados com si próprio. Este é um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde. O documentário ganha reprise no dia 23, às 20h30.

Diálogos entre serviços é exibido no dia 26, às 19h. O documentário retrata o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde”, cujo propósito é desfragmentar as áreas de saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, através de ações de comunicação e educação em saúde. Reprise no dia 30, às 20h30. Ainda no dia 26, às 21h30, é apresentado o filme População em situação de rua. O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, zona norte do Rio. O trabalho é resultado de uma política nacional nascida da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

Estes e outros documentários sobre o SUS, produzidos pela IdeiaSUS e a VideoSaúde, estão também disponíveis no canal da IdeiaSUS Fiocruz no Youtube e na Plataforma de Filmes VideoSaúde Fiocruz.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz), com informações da VideoSaúde/Icict/Fiocruz.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também