Olá,

Visitante

IdeiaSUS na escola: pesquisador debate o legado dos territórios tradicionais afro-brasileiros e o SUS com alunos do ensino médio

Temática faz parte da Comunidade de Práticas de Saberes Tradicionais da IdeiaSUS

Leitura: < 1 minuto
Foto: Plataforma IdeiaSUS Fiocruz

Pesquisador da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, o professor Emanoel Campos Filho participou, no dia 7 de novembro, do Seminário Étnico-Racial: valorizando as contribuições dos povos negros e dos povos indígenas, realizado no Colégio Estadual Bahia, situado no Complexo da Maré, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro. Com a participação dos alunos do ensino médio, foram promovidas rodas de conversa sobre as relações entre os saberes tradicionais, as plantas medicinais e a saúde, com foco no legado dos territórios tradicionais afro-brasileiros. “Foram momentos de reflexão referente aos valores civilizatórios afro-brasileiros, centrados no conhecimento milenar das plantas medicinais e no cuidado com o corpo”, informou o professor. A relação entre os detentores dos saberes tradicionais e o Sistema Único de Saúde (SUS) foi também pauta de debate, lançando luz para a importância de se aprimorar as hortas medicinais comunitárias e o fornecimento de insumos às unidades de saúde.

Essas discussões foram abordadas, recentemente (15/9), no 1º Encontro Saberes Tradicionais, Plantas Medicinais e Saúde: o legado dos territórios tradicionais afro-brasileiros, realizado pela Comunidade de Práticas de Saberes Tradicionais da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, na sede da Fundação, no Rio de Janeiro (registrado no canal da IdeiSUS Fiocruz no Youtube). Ao reunir profissionais de saúde, integrantes dos territórios tradicionais, pesquisadores e lideranças das religiões de matrizes africanas, o encontro centrou-se em quatro questões: como os saberes tradicionais afro-brasileiros se dão na prática; quais são os lugares ocupados pelas plantas medicinais nos territórios tradicionais, influenciados pelas religiões de matrizes africanas; que contribuições os saberes tradicionais trazem ao SUS; e como o SUS pode e deve apropriar-se deste vasto legado.

Para saber mais sobre este encontro, acesse a reportagem Sob os olhares dos territórios tradicionais afro-brasileiros, IdeiaSUS Fiocruz debate plantas medicinais e saúde.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também