Atuação em rede e práticas restaurativas mudam a realidade de usuários de substâncias psicoativas na cidade de Santa Cruz Cabrália (BA)

Ana Karolina

Restauração de vínculos na rede de atenção psicossocial, título da experiência destacada na seção Prática do Dia da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, revela a força do cuidado em rede e das práticas restaurativas no enfrentamento de situações de extrema vulnerabilidade. A publicação retrata a experiência clínica-territorial vivenciada pela equipe multiprofissional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Santa Cruz Cabrália (BA), que acompanhou um casal usuário de substâncias psicoativas, sob ameaças do narcotráfico e em grave risco social e emocional, num trabalho conjunto com a assistência social e a Justiça restaurativa.

Por apresentar baixa adesão ao Projeto Terapêutico Singular (PTS), foi proposto ao casal, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a aplicação de práticas restaurativas. Várias estratégias foram usadas, entre elas atendimentos restaurativos, com mediação do psicólogo e facilitação integrativa, protocolos de manejo de raiva, combinando técnicas psicoterápicas e de meditação de atenção plena (mindfulness), prática do reiki, encaminhamento intersetorial para assistência social e acompanhamento das crianças, na perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A prática destaca o impacto da chamada “psicologia do medo” e reforça o papel estratégico da atuação em rede para proteger vidas, reconstruir vínculos e promover cuidado integral. 

Saiba mais sobre a prática aqui.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io