Restauração de vínculos na rede de atenção psicossocial, título da experiência destacada na seção Prática do Dia da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, revela a força do cuidado em rede e das práticas restaurativas no enfrentamento de situações de extrema vulnerabilidade. A publicação retrata a experiência clínica-territorial vivenciada pela equipe multiprofissional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Santa Cruz Cabrália (BA), que acompanhou um casal usuário de substâncias psicoativas, sob ameaças do narcotráfico e em grave risco social e emocional, num trabalho conjunto com a assistência social e a Justiça restaurativa.
Por apresentar baixa adesão ao Projeto Terapêutico Singular (PTS), foi proposto ao casal, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a aplicação de práticas restaurativas. Várias estratégias foram usadas, entre elas atendimentos restaurativos, com mediação do psicólogo e facilitação integrativa, protocolos de manejo de raiva, combinando técnicas psicoterápicas e de meditação de atenção plena (mindfulness), prática do reiki, encaminhamento intersetorial para assistência social e acompanhamento das crianças, na perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A prática destaca o impacto da chamada “psicologia do medo” e reforça o papel estratégico da atuação em rede para proteger vidas, reconstruir vínculos e promover cuidado integral.
Saiba mais sobre a prática aqui.
Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)