Na infância, o corpo não apenas apresenta sintomas — ele se expressa. Cada febre, choro, alteração no sono ou apetite faz parte da manifestação de um todo, um pequeno fragmento de um sistema complexo e profundo. A saúde de uma criança não se limita aos aspectos físicos; ela reflete um conjunto de experiências internas e externas, muitas vezes silenciosas, que atravessam dimensões emocionais e até espirituais. O corpo da criança, em sua sabedoria, revela o que ainda não pode ser expresso em palavras. Frequentemente, o que se manifesta no organismo da criança está intimamente conectado ao estado emocional das pessoas ao seu redor — especialmente da mãe.
Foi Candace Pert quem cunhou o conceito de corpo-mente. A fusão das palavras corpo e mente, escrita como uma só, nos lembra da impossibilidade de separá-las no cuidado humano. Toda emoção gera uma resposta física; todo pensamento se traduz em uma química complexa de neurotransmissores que conectam órgãos e sistemas. Na infância, o cérebro em desenvolvimento recebe estímulos não apenas do próprio corpo da criança, mas também de seus cuidadores. O corpo-mente se expande: a doença muitas vezes torna-se não apenas a expressão da criança, mas também um reflexo dos vínculos relacionais ao seu redor.
A partir da minha formação em pediatria integrativa, minha escuta clínica se transformou. A consulta de 15 minutos focada na doença, aprendida na faculdade de medicina, foi substituída pela observação atenta da família, que já não cabia em uma única hora. Passei a ver além da queixa, reconhecendo que o sintoma expresso, por mais simples que pareça, poderia refletir algo maior: um desequilíbrio relacional, exaustão invisível ou tensão sustentada no ambiente familiar. Aprendi a observar não apenas sinais físicos, mas também a forma como o cuidador se expressa ao falar sobre a criança: o tom de voz, o cansaço nos olhos, as pausas que carregam mais que palavras.
Diante disso, incorporei sistematicamente a escuta ativa da mãe como parte da anamnese clínica em meu consultório particular. Criei espaços de acolhimento, validei os sentimentos maternos e ofereci práticas simples de autorregulação emocional. Sempre deixei claro que aquele era um espaço seguro, onde as mães podiam expressar seus sentimentos, incertezas e culpas. Também priorizei a saúde física materna, com orientação nutricional e suplementação. O cuidado foi ampliado por meio da colaboração multiprofissional (psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais) para garantir uma abordagem mais completa. O tratamento passou, assim, a abranger não apenas a criança — não para “tratar a mãe em vez da criança”, mas para reconhecer que a saúde plena da criança não existe sem a saúde integral da mãe.
Os resultados dessa mudança foram profundamente transformadores e se estenderam muito além da redução de sintomas clínicos nas crianças. Mães que antes se sentiam invisíveis — reduzidas a meras acompanhantes — passaram a ocupar um lugar legítimo de voz e escuta no processo de cuidado. Para muitas delas, meu consultório se tornou um espaço para expressar cansaço, dúvidas e sensação de não conseguir dar conta. Em diversas ocasiões, media diálogos delicados com redes de apoio (pais, avós, cuidadores) para que compreendessem as necessidades dessas mães e reconhecessem seu papel como parte fundamental da saúde infantil.
A partir do momento em que a mãe é cuidada, validada e fortalecida, todo o sistema ao redor da criança se reorganiza. O corpo da criança então responde com equilíbrio e vitalidade. A saúde, portanto, passa a ser entendida não apenas como ausência de sintomas, mas como a qualidade da presença nos vínculos que sustentam a infância.
Na prática da medicina integrativa, o modelo biomédico tradicional se expande. O foco desloca-se do sintoma para o sistema. E isso exige tempo, presença, escuta e humildade do profissional — para reconhecer que o cuidado vai muito além da prescrição.
Esta experiência reforça minha convicção de que a interface corpo-mente deve estar no centro da formação em pediatria. Não como teoria distante, mas como parte da prática diária. A medicina do futuro não será apenas mais tecnológica, será também mais afetiva, consciente e relacional.
In childhood, the body does not only present symptoms—it expresses itself. Each fever, cry, change in sleep or appetite is part of the manifestation of a whole, a small fragment of a complex and profound system. A child’s health is not limited to physical aspects; it reflects a set of internal and external experiences, often silent, that cross emotional and even spiritual dimensions. The child’s body, in its wisdom, reveals what cannot yet be expressed in words. Frequently, what manifests in the child’s organism is intimately connected to the emotional state of those around them—especially the mother.
It was Candace Pert who coined the concept of bodymind. The fusion of the words body and mind, written as one, reminds us of the impossibility of separating them in human care. Every emotion generates a physical response; every thought translates into a complex chemistry of neurotransmitters that connect organs and systems. In childhood, the developing brain receives stimuli not only from the child’s own body but also from their caregivers. The bodymind expands: illness often becomes not only the child’s expression but also a reflection of the relational bonds surrounding them.
From my training in integrative pediatrics, my clinical listening transformed. The 15-minute disease-focused consultation learned in medical school was replaced by attentive observation of the family, which no longer fit within a single hour. I began to see beyond the complaint, recognizing that the expressed symptom, however simple it might seem, could reflect something greater: a relational imbalance, invisible exhaustion, or sustained tension within the family environment. I learned to observe not only physical signs, but also the way a caregiver expresses themselves when speaking about the child: the tone of voice, the weariness in the eyes, the pauses that carry more than words.
In light of this, I systematically incorporated active listening to the mother as part of the clinical history in my private practice. I created spaces of support, validated maternal feelings, and offered simple practices for emotional self-regulation. I always made it clear that this was a safe place where mothers could express their feelings, uncertainties, and guilt. I also prioritized maternal physical health, with nutritional guidance and supplementation. Care was expanded through multiprofessional collaboration (psychologists, nurses, occupational therapists) to ensure a more comprehensive approach. The treatment thus came to encompass not only the child—not to “treat the mother instead of the child,” but to acknowledge that a child’s full health cannot exist without the mother’s integral health.
The outcomes of this change were deeply transformative and extended far beyond children presenting fewer clinical symptoms. Mothers who had once felt invisible—reduced to mere companions—came to occupy a legitimate place of voice and listening in the care process. For many of them, my office became a space where they could express their exhaustion, doubts, and the sense of not being able to cope. On several occasions, I mediated delicate dialogues with support networks (fathers, grandparents, caregivers) so they could understand these mothers’ needs and recognize their role as a fundamental part of child health.
From the moment a mother is cared for, validated, and strengthened, the entire system around the child reorganizes itself. The child’s body then responds with balance and vitality. Health, therefore, comes to be understood not only as the absence of symptoms, but as the quality of presence within the bonds that sustain childhood.
In the practice of integrative medicine, the traditional biomedical model expands. The focus shifts from symptom to system. And this requires time, presence, listening, and humility from the professional—to recognize that care goes far beyond prescription.
This experience reinforces my conviction that the bodymind interface must be at the center of pediatric training. Not as a distant theory, but as part of daily practice. The medicine of the future will not only be more technological, it will also be more affective, conscious, and relational.