Adolescente na Rede: projeto promove ressocialização de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas por meio da arte e da cultura

Ana Karolina

Adolescente na Rede foi o nome dado a projeto voltado para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, desenvolvido pelo Instituto Phoenix de Desenvolvimento Humano. O objetivo é promover a ressocialização por meio de um percurso artístico-cultural, fazendo desses jovens protagonistas das suas trajetórias.

A iniciativa envolve visitas a museus e ações educativas em diversas linguagens artísticas, com duração de três a quatro meses. Cada ciclo de atividades inclui encontros sobre diferentes tipologias de museus (Arte, História, Ciências e Saúde), com flexibilidade para atender às necessidades dos adolescentes. Durante o percurso, os jovens recebem tablets para produção de conteúdo e participam de oficinas de artes, culminando em uma exposição no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB).

O projeto é uma continuidade do Programa Eu Apoio a Voz do Adolescente, que colaborou com o fortalecimento das medidas socioeducativas em meio aberto, em parceria com órgãos do Judiciário e do Legislativo e com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Conheça os resultados e mais sobre a prática aqui.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io