O Sistema Único de Saúde, que se propõe a garantir a integralidade, enfrenta diversos desafios para atender a população de acordo com as necessidades de cada região. Nesse sentido, são destacados aspectos, como as desigualdades das condições políticas, técnicas, financeiras e de necessidade de saúde dos municípios; particularidades nas relações estabelecidas entre estados e municípios; e a eficiência da gestão na aplicação de recursos financeiros em determinados territórios.
Por isso, aplicar o conceito da regionalização é tão importante para combater as desigualdades existentes no sistema de saúde, visando alcançar o acesso equitativo aos recursos necessários para o enfrentamento a doenças, levando em consideração a situação de cada região, dadas as evidentes desigualdades territoriais e principalmente, sociais, existentes.
Diante deste cenário complexo, o projeto Saúde Redes se propõe a realizar apoio técnico e metodológico a gestores e técnicos de saúde das regiões de saúde participantes, qualificando as ações de gestão do cuidado e com foco no fortalecimento e consolidação do processo de regionalização. O município de São Francisco, localizado na microrregião de Sousa, alto sertão, no estado da Paraíba, com uma população de 3.377 de pessoas, foi um dos municípios de pequeno porte de quatro regiões de saúde compostas, predominantemente, por municípios de até 40.000 habitantes dos seguintes estados: Acre, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba, contemplados com o projeto.
OBJETIVOS:
Geral
Apresentar as estratégias de gestão e do cuidado implementadas no município de São Francisco que fortaleceram a regionalização a partir do Projeto Saúde Redes executado na décima região de saúde.
Específicos
● Corrigir a desigualdade no acesso e distribuição de serviços de saúde na região;
● Organizar a rede de atenção à saúde no município e na região;
● Elaborar projeto de interferência de acordo com as necessidades e fragilidades do território;
● Implantar uma linha de cuidado na região de saúde de considerando as prioridades do território no processo de Planejamento Regional Integrado (PRI), com ênfase nas características sanitárias das regiões compostas por municípios de pequeno porte.
Como implementar modelo de atenção à saúde de modo colaborativo que venha a fortalecer regionalização.
● Realizado Mapeamento operativo e diagnóstico do território;
● Implementação de Estratégias de Gestão e Organização da Rede de Atenção à Saúde;
● Qualificação da gestão para organização da rede de atenção;
● Implantação da Linha de cuidado para Hipertensos e diabéticos na região;
● Avanço nos resultados da avaliação por parte do Ministério da Saúde dos indicadores de hipertensão e diabéticos em 2023 e 2024 no Previne Brasil.
● Implementação da estratificação de risco nos territórios municipais e reorganização do fluxo da referência e contra referência da assistência e do cuidado dos pacientes encaminhados para os serviços da rede de atenção à saúde a nível de região.
● Participação dos ativadores locais na Mostra das experiências regionais que aconteceu em São Paulo, em novembro de 2023, onde houve troca de experiências com as equipes de outros estados onde o projeto também foi desenvolvido.
● Na região de saúde de Sousa (PB) tivemos 160 profissionais de saúde participando das oficinas e foram elaborados 10 projetos de interferência para reorganização dos serviços de saúde e definidas as prioridades de saúde em cada município e região.
O projeto desenvolveu-se de modo colaborativo na décima região de saúde e foi acompanhada pelo Hospital Sírio-Libanês. Esta região é composta, predominantemente, por municípios de até 40 mil habitantes, considerados de pequeno porte, com exceção do município sede da região, que tem um número maior de habitantes. Além disso, o Saúde Redes manteve o apoio, iniciado no triênio anterior, por até seis meses do ano de 2024 na região de Sousa (PB).
A iniciativa aplicou os princípios estruturantes das Redes de Atenção à Saúde, que promovem o compartilhamento de informações entre as unidades, priorização de demandas, adequação às necessidades e a continuidade assistencial com foco na equidade, necessidade dos usuários, eficiência e qualidade dos serviços prestados.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO PB
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO