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Transformative Impacts of Integrative Health Training in a Private Hospital in Brazil
Andrea Bottoni
andrea.bottoni@funzionali.com
Brazil
Impactos Transformadores da Formação em Saúde Integrativa em um Hospital Privado no Brasil
Descrição

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reconhecido por sua excelência em cuidado e inovação, em conjunto com sua Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, implementou recentemente o Curso de Especialização em Saúde Integrativa. Esse curso teve como objetivo formar profissionais com perfil transdisciplinar em Saúde Integrativa, promovendo o desenvolvimento de competências como: comunicação eficaz com o agente interagente (paciente) para proporcionar um cuidado acolhedor; análise crítica de casos clínicos, buscando equilíbrio terapêutico e práticas integrativas mais adequadas às situações apresentadas; e interação empática e resolutiva com indivíduos de diferentes origens em diversos contextos sociais e profissionais, adotando uma abordagem facilitadora para identificar a prática integrativa mais apropriada/benéfica para o agente interagente (paciente). Essa abordagem promove saúde, levando em conta o cuidado convencional em conjunto com o cuidado integral, incorporando a complexidade de cada indivíduo em um tratamento individualizado e humanizado, resgatando o conceito de saúde em sua totalidade. A especialização buscou formar profissionais capazes de compreender os fatores biopsicossociais-culturais dos agentes interagentes, incentivando a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento para um cuidado mais humanizado e eficaz. A iniciativa refletiu uma tendência global de valorização da saúde integrativa, alinhando-se às necessidades contemporâneas de um sistema de saúde mais abrangente, centrado na pessoa, na família, na sociedade e no planeta.

Problemas abordados

Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da formação e a aplicabilidade das práticas apresentadas durante a especialização na vida pessoal e profissional dos alunos. O estudo incluiu onze alunos que concluíram o Curso de Especialização em Saúde Integrativa. Um questionário estruturado foi aplicado a todos os participantes, desenvolvido pelos coordenadores do curso para avaliar a incorporação, aplicabilidade e impacto das práticas integrativas em seu cotidiano.

Resultados (opcional)

O estudo identificou a adesão, mudanças e desafios das práticas integrativas em áreas como autocuidado, aprendizagem e aplicabilidade na vida pessoal e profissional, manejo do estresse e qualidade de vida. Também foi observada a adesão à concepção multidimensional, considerando as dimensões física, metabólica, vital, mental e supramental. Maior incorporação foi verificada em práticas de autocuidado diário, incluindo práticas meditativas, maior consciência na nutrição, uso de florais, prática de yoga e exercício físico mais frequente.

Recomendações ou Desafios

A principal lição aprendida foi a integração dessas práticas nas rotinas diárias. Apesar do constante fluxo de informações em saúde, a especialização promoveu a conscientização sobre o autocuidado e sua importância. Pequenas ações e movimentos diários foram reconhecidos como essenciais para a criação de mudanças em hábitos e comportamentos, muitas vezes enraizados. São essas pequenas mudanças que corroborarão para uma consistência na vida pessoal, profissional, social e planetária, servindo assim de exemplo para outros e contribuindo para o bem-estar coletivo. Apesar dos desafios encontrados, o estudo demonstrou que, com conhecimento, persistência e aplicação das práticas integrativas, essas práticas têm se tornado cada vez mais presentes, contribuindo para o cuidado humanizado e melhorias na promoção e manutenção da saúde, bem como na prevenção de doenças. Este estudo confirmou a importância do autocuidado no contexto do cuidar. Iniciativas como os Cursos de Especialização em Saúde Integrativa são fundamentais para a mudança de paradigmas na área da saúde, com base em uma visão holística que integra o ser humano, a sociedade e o planeta. A inclusão de disciplinas com essa perspectiva no ambiente universitário não apenas amplia a consciência coletiva sobre responsabilidades individuais e ambientais, mas também prepara futuros profissionais para atuar com uma abordagem multidimensional – essencial para os desafios contemporâneos.

Palavras-chave
Transformative Impacts of Integrative Health Training in a Private Hospital in Brazil
Description

The Hospital Alemão Oswaldo Cruz, recognized for its excellence in care and innovation, in conjunction with its Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (School of Health Sciences Education), recently implemented the Specialization Course in Integrative Health. This course aimed to train professionals with a transdisciplinary profile in Integrative Health, fostering the development of competencies such as: effective communication with the interacting agent (patient) to provide welcoming care; critical analysis of clinical cases, seeking therapeutic balance and integrative practices best suited to the situations presented; and empathetic and decisive interaction with individuals of diverse backgrounds in various social and professional contexts, adopting a facilitative approach to identify the most appropriate/beneficial integrative practice for the interacting agent (patient). This approach promotes health, taking into account conventional care in conjunction with comprehensive care, incorporating the complexity of each individual in individualized, humanized treatment, and reclaiming the concept of health in its totality. The specialization sought to train professionals capable of understanding the biopsychosocial-cultural factors of interacting agents, encouraging collaboration across different areas of knowledge for more humanized and effective care. The initiative reflected a global trend of valuing integrative health, aligning with the contemporary needs of a more comprehensive health system centered on the person, family, society, and planet.

Problems Addressed

This study aimed to evaluate the impact of the training, and the applicability of the practices presented during the specialization in the personal and professional lives of the students. The study included eleven students who completed the Specialization Course in Integrative Health. A structured questionnaire was administered to all participants, developed by the course coordinators to assess the incorporation, applicability, and impact of integrative practices in their daily lives.

Results (optional)

The study identified the adherence, changes, and challenges of integrative practices in areas such as self-care, learning and applicability in personal and professional life, stress management, and quality of life. Adherence to the multidimensional conception, considering the physical, metabolic, vital, mental, and supra-mental dimensions, was also observed. Greater incorporation was verified in daily self-care practices, including meditative practices, increased awareness in nutrition, use of floral remedies, yoga practice, and more frequent physical exercise.

Recomendations or Challenges

The primary lesson learned was the integration of these practices into daily routines. Despite the constant influx of health information, the specialization fostered awareness of self-care and its importance. Small daily actions and movements were recognized as essential for creating changes in habits and behaviors, often ingrained. It is these small changes that will corroborate for a consistency in personal, professional, social, and planetary life, thereby setting examples for others and contributing to collective well-being. Despite the challenges encountered, the study demonstrated that with knowledge, persistence, and application of integrative practices, these practices have become increasingly present, contributing to humanized care and improvements in health promotion and maintenance, as well as in disease prevention. This study confirmed the importance of self-care in the context of caregiving. Initiatives such as the Specialization Courses in Integrative Health are fundamental for shifting paradigms in the field of health, based on a holistic view that integrates the human being, society, and the planet. The inclusion of disciplines with this perspective in the university environment not only broadens collective awareness of individual and environmental responsibilities but also prepares future professionals to act with a multidimensional approach – essential for contemporary challenges.

Keywords
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