Com base na concepção educacional antroposófica de Rudolf Steiner, desenvolvemos um algoritmo de formação para nossos preceptores e residentes médicos, considerando o ambiente multidisciplinar e interdisciplinar de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a integração com a espiral das diferentes etapas educacionais, no contexto da Espiral Construtivista (EC). O plano de formação considera o médico e o residente em saúde como o foco da aprendizagem cooperativa conduzida com uso de ferramentas de imaginação (compreensão da imagem clínica), formando uma comunidade de saúde que apoia o desenvolvimento da inspiração à intuição no processo de cuidado e cura em saúde. Ensinar o professor a ensinar é um desafio a ser assumido por todos os profissionais de saúde, sendo aperfeiçoado pelo Currículo Integrado de Medicina Antroposófica (ICURAM).
Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo trazer a experiência e percepção do professor preceptor proponente em relação ao uso da combinação da EC e da MA no contexto da capacitação de outros docentes do programa de residência em otorrinolaringologia da FMJ, bem como na formação de residentes. Ambas as teorias são utilizadas em aulas, vivências e no atendimento a pacientes, sob supervisão docente do preceptor, que é especialista em neurocirurgia com certificação internacional para a prática da MA.
Na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), onde este estudo foi conduzido, o programa de residência em otorrinolaringologia foi criado em 1976, sendo o primeiro programa de residência médica da instituição. Seu foco é o ambulatório de especialidade da FMJ, o Hospital Universitário, a Santa Casa de Misericórdia de São Vicente, o Hospital Regional de Jundiaí e a Associação Terapêutica para Estimulação Auditiva e de Linguagem (ATEAL). O programa de residência em otorrinolaringologia da FMJ tem sido fortemente baseado na EC, aberta à inclusão de práticas da MA. Durante suas atividades, o residente atua como protagonista em uma formação multidisciplinar. As atividades educativas destacam as particularidades do serviço, como as responsabilidades do residente no nível hospitalar, no atendimento ao paciente e em campanhas de conscientização em saúde comunitária. A abordagem apoia o trabalho do residente em várias frentes, sempre com transparência e com o amplo repertório de ferramentas à sua disposição. Nesse contexto, o preceptor orienta o estudante nos seguintes tópicos:
Construção de novos significados. Os preceptores devem atuar para que os residentes busquem uma “nova síntese”, que abranja particularidades do processo de cuidado em saúde, levando em conta a visão holística e a dimensão da segurança do paciente, além de preceitos éticos.
Avaliação de processo e produtos. Destacar a importância da avaliação formativa verbal ao final de cada atividade do residente, com autoavaliação, avaliação pelos pares e a avaliação que farão do corpo de preceptores, permitindo que o trabalho do preceptor seja realizado com maior segurança quanto à necessidade de aprofundar-se na identificação do problema clínico. O conhecimento do ICURAM foi acrescentado para fornecer ao corpo de preceptores uma ação integrada que inclui a estratégia do residente para desenvolver os seguintes atributos:
· Saber abordar o paciente de maneira ética e humana.
· Identificar doenças com base na propedêutica clínica e armada.
· Formular diagnósticos diferenciais de doenças prevalentes.
· Identificar condutas terapêuticas adequadas.
· Realizar encaminhamentos corretos, evitando imperícia e imprudência.
· Preencher adequadamente toda a documentação médica.
· Cumprir o protocolo clínico e cirúrgico completo de cuidado em saúde em nossa especialidade.
Em cada atividade, o corpo de preceptores é levado a incentivar os residentes a se autoavaliarem e autorregularem em suas habilidades práticas, valorizando os conhecimentos que já possuem. Assim, o estudante tem a oportunidade de refletir sobre suas ações e, em sua interface com o preceptor e a rotina diária da residência médica, desenvolver novos potenciais para seu campo de atuação.
Essa experiência levou a uma formação integrativa e multidisciplinar que tem mostrado formas diferenciais e eficientes de abordagem de diferentes condições de saúde, tanto no contexto público quanto privado.
O papel dos educadores em diferentes áreas é trocar, construir e reconstruir conhecimentos para formar indivíduos ativos na sociedade, comprometidos com suas profissões e objetivos. A educação vai muito além de treinar e condicionar alguém a certas habilidades. O professor preceptor, por sua vez, tende a transmitir tudo o que sabe ao residente, o que não é suficiente para a essência da aprendizagem e está distante do real sentido de aprender, especialmente em áreas da saúde. Expor os aspectos relevantes do processo de ensino-aprendizagem tende a tornar o residente mais independente na construção do conhecimento, de modo que o preceptor deve ser capaz de identificar sensivelmente o nível de compreensão do residente. A ampliação do conceito de educação na formação de médicos residentes deve migrar de um processo exclusivo de aquisição de conhecimentos ou habilidades (baseado na simples e pura exposição de conteúdos e técnicas) para o desenvolvimento de uma consciência crítica profissional, que tem se mostrado beneficamente ampliada pelo uso dos conceitos do currículo integrado da MA e da EC. Um dos principais desafios é incluir efetivamente as práticas da MA e da EC nos diferentes programas de residência médica, o que certamente mudará o cenário da saúde pública no Brasil.
Based on Rudolf Steiner's anthroposophic educational conception, we developed a training algorithm for our preceptors and medical residents, considering the multidisciplinary and interdisciplinary health environment in the Unified Health System (SUS), using integration with the spiral of different stages educational, in the context of the Constructivist Spiral (CS).The training plan considers the doctor and the health resident as the focus of cooperative learning conducted using imagination tools (understanding the clinical image) forming a health community that supports the development of inspiration to intuition in the process of health care and healing. Teaching the teacher in teaching is a challenge to be embraced by all health professionals, being improved by the Integrated Curriculum of Anthroposophical Medicine (ICURAM).
In this context, the present work aimed to bring the experience and perception of the proposing preceptor professor in relation to the use of the combination of CS and AM in the context of the improvement of other professors of the otorhinolaryngology residency program at FMJ, as well as in the training of residents. Both theories are used in classes, experiences and in patient care, under the teaching supervision of the preceptor, who is a specialist in neurosurgery with international certification to practice AM.
At the Jundiaí School of Medicine (FMJ), where this study was conducted, the otorhinolaryngology residency program was created in 1976, and was the institution's first medical residency program. Its focus is on the FMJ's specialty outpatient clinic, the University Hospital, the São Vicente Charity Hospital, the Jundiaí Regional Hospital, and the Therapeutic Association for Auditory and Language Stimulation (ATEAL). The otorhinolaryngology residency program at FMJ has been strongly based on the CS opened to inclusion of AM pratices. During their activities, the resident acts as the protagonist in a multidisciplinary training. The educational activities highlight the particularities of the service, such as the resident's responsibilities at the hospital level, in patient care and community health awareness campaigns. The approach supports the resident's work on several fronts, always with transparency and with the broad repertoire of tools at their disposal. In this context, the preceptor guide the student in the following topics:
- Construction of new meanings. Preceptors must act so that residents seek a “new synthesis”, which encompasses particularities of the health care process, taking into account the holistic vision and the dimension of patient safety, in addition to ethical precepts.
- Evaluation of process and products. Highlight the importance of verbal formative assessment at the end of each resident activity, with self-assessment, peer assessment and the assessment that they will make of the preceptor staff, enabling preceptor work to be carried out with greater confidence regarding the need to delve deeper into the identification of the clinical problem. The knowledge from ICURAM was added to provide the preceptor staff with an integrated action that includes the resident's strategy to develop the following attributes:
· Know how to approach the patient in an ethical and humane manner.
· Identify diseases based on clinical and armed propaedeutics.
· Formulate differential diagnoses of prevalent diseases.
· Identify appropriate therapeutic guidelines.
· Perform correct referrals, avoiding incompetence and recklessness.
· Properly fill out all medical documentation.
· Comply with the complete clinical and surgical protocol for health care in our specialty.
In each activity, the staff of preceptors is led to encourage residents to self-evaluate and self-regulate in their practical skills, valuing the knowledge they already have. Thus, the student has the opportunity to reflect on their actions and, in their interface with the preceptor and the daily routine of the medical residency, develop new potentials for their field of activity.
In each activity, the staff of preceptors is led to encourage residents to self-evaluate and self-regulate in their practical skills, valuing the knowledge they already have. Thus, the student has the opportunity to reflect on their actions and, in their interface with the preceptor and the daily routine of the medical residency, develop new potentials for their field of activity.
This experience led to an integrative and multidisciplinary formation that has been shown differential and efficient ways to approach different healthcare conditions, both in private or public health context.
The role of educators in different areas is to exchange, build and rebuild knowledge in order to form active individuals in society, committed to their professions and objectives. Education goes far beyond training and conditioning someone to certain skills. The preceptor teacher, in turn, tends to transmit everything he or she knows to the resident, which is not sufficient for the essence of learning, and is far from the meaning of learning, especially considering areas of healthcare. Exposing the relevant aspects of the teaching-learning process tends to make the resident more independent in the construction of knowledge, so the preceptor must be able to sensitively identify the resident's level of understanding. The expansion of the concept of education in the training of resident physicians must move from an exclusive process of acquiring knowledge or skills (based on the simple and pure exposure of content and techniques) to the development of a professional critical awareness, which has been shown to be beneficially expanded by the use of the concepts of the integrated curriculum of AM and CS. One of the main challengers is to include effectively the practices of AM and CS in the different medical residency programs, which certainly will chance the scenery of public healthcare in Brazil.