A Naturologia, curso de graduação da área da saúde desde 1998, atua a partir de uma abordagem integral do cuidado, considerando as dimensões físicas, emocionais, mentais, espirituais, socioculturais e ambientais do ser humano. Fundamentada na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na educação para o autocuidado, utiliza práticas integrativas e complementares (PICS), dinâmicas terapêuticas, processos interativos e grupais, incentivando o empoderamento e a autonomia dos indivíduos. O cuidado hebiátrico em saúde é orientado pelo manual de ética em Naturopatia, pelas diretrizes do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) e pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Desde 2006, a Naturologia integra o PROSAD, e desde outubro de 2024, o Núcleo de Naturologia passou a compor oficialmente sua equipe. O PROSAD é uma política pública do Estado de São Paulo, com reconhecimento internacional, que oferece cuidado integral e transdisciplinar a jovens de 10 a 20 anos. Coordenado pela Dra. Albertina Duarte Takiuti, o programa conta com 21 unidades (Casas do Adolescente), sendo que quatro possuem naturologistas em sua equipe, reafirmando o papel da Naturologia como agente de transformação social e promotora de equidade no cuidado juvenil.
O Núcleo de Naturologia integra voluntariamente equipes multidisciplinares do programa, desenvolvendo atividades em salas de espera, como rodas de conversa sobre saúde integrativa, dinâmicas de arteterapia, cultivo coletivo de hortas medicinais nas Casas do Adolescente, eventos culturais e de saúde como saraus, além de atendimentos individuais e grupais, sempre fundamentados nos princípios naturológicos.
Cada unidade possui especificidades e desafios próprios no acolhimento aos jovens. O trabalho realizado no Ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC) e na Casa do Adolescente de Pinheiros, por exemplo, articula conhecimentos de ginecologia natural e obstetrícia às equipes multiprofissionais de saúde da mulher. Em Pinheiros, também são oferecidas consultas individuais em Naturologia do Adolescente, oficinas de autocuidado e rodas de diálogo na sala de espera.
Na Casa do Adolescente de M’Boi Mirim, as atividades incluem ações socioeducativas, atendimentos individuais, rodas de educação em saúde e dinâmicas de arteterapia. Já na Casa do Adolescente de Taboão da Serra, são promovidas consultas e oficinas voltadas à promoção da saúde.
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Naturologia contribuem para a consolidação das práticas integrativas na rede pública, estimulando o empoderamento e a autonomia de adolescentes, naturologistas e equipes multiprofissionais no cuidado em saúde do adolescente.
Ao longo dos anos, foram realizadas em média 2.710 sessões individuais e 722 sessões grupais. Adolescentes e profissionais relataram melhorias na autoconsciência, na percepção emocional e social, no fortalecimento da autonomia e no desenvolvimento da inteligência emocional. Observou-se ainda maior engajamento em práticas de autocuidado, resolução de conflitos e integração em grupo. Os adolescentes foram acolhidos de forma integral, e os profissionais contribuíram para reduzir o impacto de fatores de risco em sua saúde.
Os objetivos inicialmente propostos foram alcançados, com destaque para o fortalecimento da autonomia, do autocuidado e da integração social dos adolescentes. As práticas naturológicas demonstraram impacto positivo nos aspectos emocionais e relacionais, validando a proposta de um cuidado integral e centrado na pessoa.
Recomenda-se a continuidade e expansão das ações, com ênfase em consultas individuais, oficinas de autocuidado, rodas de diálogo e práticas grupais integrativas. É essencial manter a colaboração interprofissional e a escuta ativa como fundamentos da abordagem.
Entre as sugestões práticas estão: ampliar a capacitação das equipes em Práticas Integrativas e Complementares (PICS); fomentar parcerias intersetoriais; implementar ferramentas contínuas de avaliação voltadas aos impactos subjetivos das intervenções; replicar a experiência em outras regiões; desenvolver protocolos clínicos específicos para o cuidado naturológico na adolescência; e incentivar pesquisas científicas sobre os efeitos dessas práticas no contexto da saúde pública.
Naturology, undergraduate degree in the health field since 1998, operates with a comprehensive approach to care, considering the physical, emotional, mental, spiritual, sociocultural, and environmental dimensions of the human being. Based on health promotion, disease prevention, and education for self-care, it utilizes integrative and complementary practices (PICS), therapeutic dynamics, interactive process, and group processes, encouraging individual empowerment and autonomy. The health hebiatric care is based on the naturopathy ethics manual, on the guidelines of the adolescent health program, aligned with the peinciples of the adolescent statute (ECA). Since 2006, Naturology has been part of the Adolescent Health Program (PROSAD), and since October 2024, the Naturology Unit has become part of its team. PROSAD is a public policy initiative of the state of São Paulo, internationally recognized, that offers comprehensive and transdisciplinary care to young people aged 10 to 20. Coordinated by Dr. Albertina Duarte Takiuti, the program includes 21 units (Adolescent Houses), four of which have naturologists on staff, reaffirming the role of Naturology as a driver of social transformation and promoter of equity in youth care.
The Naturology Unit voluntarily integrates multidisciplinary teams within the program, conducting activities in waiting rooms such as discussion circles on integrative health, art therapy dynamics, collective efforts to grow medicinal gardens at the Adolescent Houses, cultural and health events like open mic sessions (Sarau), and both individual and group consultations—all grounded in naturological principles. Each space experiences its own uniqueness and challenges in welcoming young people. Although the Houses operate in different contexts, they are all centered on adolescence and the specificities of the many processes they embrace. The Naturology Unit’s work at the Women’s Outpatient Clinic of the Clinical Hospital (HC) and at the Pinheiros Adolescent House integrates knowledge of natural gynecology and obstetrics into the multidisciplinary teams focused on gynecology and women’s health. In Pinheiros, the team also offers individual consultations in adolescent naturology, self-care workshops, and health dialogue circles in the waiting areas. The M’Boi Mirim Adolescent House offers socio-educational activities to the community, including individual consultations, health education circles, and art therapy dynamics. The Taboão da Serra Adolescent House provides consultations and workshops aimed at health promotion. Within Brazil’s Unified Health System (SUS), the activities developed by the Naturology Unit contribute to the incorporation of integrative practices into public health frameworks, fostering empowerment and autonomy among adolescents, naturologists, and multiprofessional teams in adolescent healthcare.
Over the years, an average of 2,710 individual sessions and 722 group sessions were conducted. Both adolescents and professionals observed improvements in self-awareness, emotional and social perception, strengthened autonomy, and emotional intelligence. There was also a significant increase in engagement in self-care activities, conflict resolution, and group integration. The adolescents were successfully welcomed and supported, and the professionals contributed to reducing the impact of risk factors on their health
The initially proposed objectives were achieved, with emphasis on strengthening adolescents’ autonomy, self-care, and social integration. Naturological practices demonstrated a positive impact on emotional and relational aspects, validating the proposal of person-centered integral care. It is recommended to continue and expand the actions developed, with emphasis on individual consultations, self-care workshops, dialogue circles, and group-based integrative practices. Interprofessional collaboration and active listening should remain essential foundations of the approach. Practical suggestions could be expand team training in Integrative and Complementary Health Practices (PICS); foster intersectoral partnerships; and implement continuous evaluation tools focused on the subjective impacts of the interventions. Finally, it is suggested to replicate the experience in other regions, develop specific clinical protocols for naturological care in adolescence, and encourage scientific research on the effects of these practices within the context of public health.