Com base na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e diante das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina numa perspectiva de formação integral, torna-se urgente oferecer aos estudantes experiências alinhadas a esses horizontes. Foram desenvolvidas possibilidades para a criação de uma nova disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro que aborda as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde utilizando metodologias ativas. A disciplina ocorreu de março de 2020 a janeiro de 2025. O curso se iniciou com um desafio que nenhum de nós havia vivido antes: a pandemia do novo Coronavírus. Este relato tem como objetivo descrever o processo de criação da disciplina eletiva “Introdução às Medicinas Tradicionais e às PICS” e refletir sobre as experiências de estudantes e professores envolvendo o protagonismo necessário nesse processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as PICS foram marcadas pela publicação da Política Nacional em 2006, que enfatiza sua inserção na Atenção Primária à Saúde, contribuindo para o aumento da resolutividade do sistema com um cuidado contínuo, humanizado e integral (BRASIL, 2006). Nesse sentido, no âmbito universitário, surge a premissa da abordagem das PICS nos cursos de graduação em saúde, a fim de criar oportunidades de aprendizado relacionadas a esse campo de saber para os estudantes. As reformas dos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Médicas, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, tornaram-se urgentes para viabilizar as transformações necessárias. Naquele momento, já havia o reconhecimento da necessidade de mobilizar diferentes áreas do conhecimento e tecnologias em saúde, uma vez que existem distintos níveis de complexidade nos problemas de saúde (BRASIL, 2014). A graduação é um momento privilegiado para expor os estudantes a experiências e conhecimentos sobre o processo saúde-doença e a relação médico-paciente, bem como sobre dimensões sociais e culturais. Nesse contexto, foi importante promover a articulação e integração entre estudantes de Medicina em diferentes etapas do curso, a partir do terceiro período, uma vez que isso poderia contribuir para a formação de profissionais capazes de garantir ações e serviços de saúde de qualidade para a população (VIEIRA, 2016). Foram disponibilizadas 25 vagas para estudantes de graduação em Medicina da UFRJ. Como referencial teórico, emerge a novidade do conhecimento das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas e suas diferentes Racionalidades Médicas que as sustentam. A apresentação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, sua legislação vigente com ênfase na transdisciplinaridade e na humanização do cuidado, possibilitou uma ampliação do conhecimento científico. O momento desafiador da pandemia de COVID-19 trouxe reflexões sobre o isolamento social e as demandas estudantis. Nesse contexto, os docentes identificaram a urgência de novas perspectivas para lidar com um futuro incerto e a necessidade de escolher ferramentas que promovessem o autoconhecimento e um modo de ser no cuidado em saúde. O referencial teórico e as experiências selecionadas contribuíram para a intenção de mitigar a ansiedade e ampliar a consciência durante esse período. Para a imersão no tema das PICS, atividades emergenciais foram inicialmente realizadas de forma remota durante o período da pandemia, abordando temas como Mindfulness, Musicoterapia e Yoga. Numa segunda fase, a partir de agosto de 2021, foram realizadas oficinas práticas de PICS de forma presencial com mesas redondas interativas, possibilitando a participação e motivação dos estudantes, permitindo assim que conhecessem e vivenciassem PICS em diferentes tipos de cuidado. A visita à Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro proporcionou experiências exitosas com a possibilidade de conhecer espécies certificadas de plantas medicinais, culminando numa prática coletiva de Tai Chi Chuan e num convívio social em grupo.
Os desafios que motivaram a criação da disciplina incluíram o reconhecimento da formação médica tradicional da instituição e a necessidade de preencher essa lacuna, garantindo o acesso ao conhecimento científico e às evidências das MTCI/PICS.
Durante a pandemia de Covid-19, a experiência permitiu um processo de ensino-aprendizagem que valorizou a leveza, o autocuidado e o autoconhecimento. O conteúdo apresentado de forma interativa proporcionou aos estudantes informações sobre ferramentas nesse sentido. Eles destacaram que as práticas foram incorporadas em sua rotina diária, aumentando o bem-estar e o autoconhecimento e reduzindo a ansiedade, permitindo uma abordagem integral e sensível. A novidade da criação da disciplina eletiva “Introdução às Medicinas Tradicionais e às PICS” na Faculdade de Medicina da UFRJ possibilitou que futuros profissionais médicos tivessem acesso ao conhecimento científico e às evidências das MTCI/PICS, proporcionando uma formação mais abrangente e holística.
A Faculdade de Medicina da UFRJ é uma instituição que apresenta lacunas e resistências no uso de racionalidades médicas distintas da lógica biomédica. Há urgência em ampliar os espaços de ensino, assistência e pesquisa para as medicinas baseadas em diferentes tradições. É possível que participem de um campo institucional comum. A experiência de introdução da disciplina eletiva sobre PICS no Curso de Medicina da UFRJ mostrou-se exitosa e promissora nessa expansão, considerando a relevância de uma disciplina obrigatória na grade curricular.
Based on the National Policy on Integrative and Complementary Practices and in view of the National Curriculum Guidelines for Medical Courses from a comprehensive training perspective, it is urgent to provide students with experiences aligned with these horizons. Possibilities were developed for the creation of a new course at the Faculty of Medicine of the Federal University of Rio de Janeiro that addresses Integrative and Complementary Health Practices using active methodologies. The course ran from March 2020 to January 2025. The course began with a challenge that none of us had ever experienced before: the new Coronavirus pandemic. This report aims to describe the process of creating the elective course “Introduction to Traditional Medicines and PICS” and to reflect on the experiences of students and teachers involving the protagonism that was necessary in this teaching-learning process. In Brazil, PICS was marked by the publication of the National Policy in 2006, which emphasizes their inclusion in Primary Health Care, contributing to the increased resolvability of the system with continuous, humanized, and comprehensive care (BRAZIL, 2006). In this sense, with regard to the university, the premise of the PICS approach in undergraduate health courses arises, in order to create learning opportunities related to this field of knowledge for students. The reforms of the Pedagogical Political Projects of Medical Schools, based on the 2014 National Curriculum Guidelines (DCNs), became urgent in order to enable the necessary transformations. At that time, there was already recognition of the need to mobilize different areas of knowledge and health care technologies, since there are different types of complexity regarding health problems (BRASIL, 2014). Undergraduate studies are a privileged moment for exposing students to experiences and knowledge about the health-disease process and the doctor-patient relationship, as well as social and cultural dimensions. In this context, it was important to promote coordination and integration among medical students at different stages of the course, starting in the third semester, since this could contribute to the training of professionals capable of ensuring quality health actions and services for the population (VIEIRA, 2016). Twenty-five places were made available for undergraduate students in the Medicine course at UFRJ. As a theoretical framework, the novelty of knowledge of Complementary and Integrative Traditional Medicines and their different Medical Rationalities that support them emerges. The presentation of Integrative and Complementary Health Practices, its current legislation with an emphasis on transdisciplinarity and the humanization of care, allowed for an expansion of scientific knowledge. The challenging moment of the COVID-19 pandemic brought reflections on social isolation and student demands. In this context, teachers identified the urgency of new perspectives to deal with an uncertain future and the need to choose tools that promote self-knowledge and a way of being in health care. The theoretical framework and selected experiences contributed to the intention to mitigate anxiety and raise awareness during this period. For immersion in the PICS theme, emergency activities were initially carried out remotely during this period of the pandemic, addressing topics such as Mindfulness, Music Therapy, and Yoga. In a second phase, starting in August 2021, practical PICS workshops were held in person with interactive roundtables, enabling student participation and motivation, thus allowing them to learn about and experience PICS in different types of care. The visit to the Thematic Collection of Medicinal Plants at the Rio de Janeiro Botanical Garden provided successful experiences with the possibility of learning about certified medicinal plant species, culminating in a collective Tai Chi Chuan practice and group social gathering.
The challenges that motivated the creation of the course included the recognition of the institution's traditional medical training and the need to fill this gap, ensuring access to the scientific knowledge and evidence of MTCI/PICS.
During the Covid-19 pandemic, the experience allowed for a teaching-learning process that valued lightness, self-care, and self-knowledge. The content presented in an interactive way provided students with information about tools in this regard. They emphasized that the practices were adopted in their daily routine, increasing their well-being and self-knowledge and reducing anxiety, allowing for a comprehensive and sensitive approach. The novelty of the creation of the elective course “Introduction to Traditional Medicines and PICS” at the UFRJ School of Medicine allowed future medical professionals access to scientific knowledge and evidence of MTCI/PICS, providing a more comprehensive and holistic education.
The UFRJ School of Medicine is an institution that presents gaps and resistance in the use of medical rationalities that differ from biomedical logic. There is an urgent need to expand teaching, care, and research spaces for medicines based on different traditions. It is possible for them to participate in a common institutional field. The experience of introducing the elective course on PICS into the UFRJ Medicine Course has proven successful and promising in this expansion, considering the relevance of a compulsory course in the course curriculum.