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1st REIKI LEVEL I TRAINING COURSE FOR COMMUNITY HEALTH PROMOTERS
Claudia Teresa Vieira de Souza
claudiateresa7@gmail.com
Brazil
1º CURSO DE FORMAÇÃO EM REIKI NÍVEL I PARA PROMOTORES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Descrição

O projeto “Plataforma do Conhecimento (PC): Promovendo saúde e bem-estar por meio do envolvimento e participação comunitária em ações inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento, com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”. Esta é uma iniciativa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinantes Sociais da Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi descrever a implementação do “1º Curso de Formação em Reiki Nível I para Promotores Comunitários de Saúde”. O objetivo foi gerar conhecimento sobre estratégias de promoção da saúde e, simultaneamente, documentar as experiências e o impacto da participação ativa de cidadãos em situações de vulnerabilidade social. A motivação para a concepção e implementação deste curso reside no compromisso com o Bem-Estar e a Saúde, diretamente alinhado ao 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Acredita-se que a promoção da saúde integral seja um pilar fundamental para o desenvolvimento social. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória para apresentar a técnica do Reiki, prática reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 2017, que visa alcançar o equilíbrio energético. Um mestre de Reiki conduziu as atividades, e 13 membros e líderes comunitários, designados como Promotores Comunitários de Saúde (PCS), participaram do curso. Este grupo foi composto por pessoas vivendo com HIV, doença de Chagas, câncer de mama, outras neoplasias, ansiedade e depressão. Além dos PCS, dois profissionais de saúde também participaram do curso, enriquecendo a troca de experiências. A diversidade dos participantes contribuiu significativamente para a riqueza das discussões e experiências proporcionadas pelo curso.

Problemas abordados

O curso foi elaborado em resposta aos significativos desafios sociais e de saúde enfrentados pelas comunidades onde vivem os participantes. A intervenção ocorre em um contexto de vulnerabilidade social, o que justifica sua relevância e impacto. Os PCS que participaram do curso vivem em comunidades frequentemente marcadas por conflitos territoriais e altos índices de violência. Esse ambiente de constante insegurança tem um impacto profundo na saúde e bem-estar dos indivíduos, contribuindo para o estresse crônico, ansiedade e outras condições de saúde mental. A exposição contínua a situações de risco compromete a qualidade de vida e a capacidade de autocuidado, tornando essencial o desenvolvimento de estratégias que promovam resiliência e bem-estar em meio à adversidade. A população atendida pelo projeto enfrenta uma carga considerável de sofrimento psicológico. Transtornos de ansiedade e estresse são prevalentes, afetando a capacidade de lidar com a doença, a adesão ao tratamento e a qualidade de vida em geral. Um problema contemporâneo e relevante é a disseminação de fake news, incluindo sobre as PICS, como o Reiki. Essa desinformação pode gerar ceticismo e resistência, impedindo que cidadãos busquem ou se beneficiem de abordagens terapêuticas complementares que poderiam melhorar sua saúde e bem-estar. A implementação bem-sucedida do curso foi assegurada pelo apoio institucional da Faperj e do Programa INOVA/FiopromoS/Fiocruz, que forneceram os recursos necessários e infraestrutura adequada para a execução das atividades propostas. Portanto, o curso transcorreu de forma satisfatória, sem incidentes ou dificuldades em sua implementação.

Resultados (opcional)

O curso foi realizado em maio de 2024, com duração total de 16 horas, na sala de aula da Vice-Diretoria de Ensino do INI. O treinamento seguiu o sistema tradicional de Reiki de Mikao Usui, considerado o decodificador da prática, abrangendo os fundamentos do Reiki, técnicas de autoaplicação, posições de aplicação e a internalização dos cinco princípios do Reiki: “Só por hoje, não se irrite, não se preocupe, seja grato, trabalhe honestamente e seja gentil com todos os seres”. Um dos principais indicadores de sucesso desta intervenção foi a adesão integral dos 15 participantes, que aceitaram e concluíram a formação em Reiki Nível I. Isso demonstra o alto nível de interesse e engajamento do grupo com o curso. A taxa de conclusão de 100% atesta a relevância percebida do conteúdo e da metodologia aplicada, bem como o compromisso dos PCS com seu desenvolvimento pessoal e a promoção da saúde em suas redes. Práticas de autoaplicação e trocas de Reiki foram realizadas entre os participantes, permitindo que todos experimentassem a energia do Reiki e desenvolvessem suas habilidades práticas. Ao final do treinamento, recebemos relatos que verbalizaram o impacto positivo da experiência. As narrativas convergiram para sentimentos de “equilíbrio”, “harmonia” e “fortalecimento energético” promovidos pelo Reiki. Uma das lições mais importantes aprendidas com essa experiência é o poder da vivência prática e do engajamento comunitário direto na promoção da saúde.

Recomendações ou Desafios

Os resultados deste curso sugerem a continuidade e expansão de iniciativas semelhantes. A experiência reforça o potencial do Reiki não apenas como uma ferramenta de autocuidado, mas também como um catalisador para o empoderamento comunitário e a promoção de uma cultura de bem-estar. Para maximizar o impacto da formação em Reiki, recomenda-se que esse modelo seja replicado em outros grupos comunitários. O envolvimento de grupos comunitários na disseminação da técnica ajuda a expandir o alcance e a visibilidade do Reiki, além de promover conhecimento. Essa disseminação, baseada em experiências reais e nos testemunhos dos beneficiários, é uma forma poderosa de produzir e construir novos conhecimentos. Ressalta-se que o relato dessa experiência pode contribuir para o aprimoramento de políticas públicas e para a efetiva integração do Reiki na atenção primária. Reconhece-se o potencial dos novos praticantes de Reiki formados como uma ferramenta para fortalecer redes de ajuda mútua entre os membros das comunidades PSC.

Palavras-chave
1st REIKI LEVEL I TRAINING COURSE FOR COMMUNITY HEALTH PROMOTERS
Description

The project "Knowledge Platform (KP): Promoting health and well-being through community involvement and participation in innovative health promotion and knowledge production actions, with an emphasis on Integrative and Complementary Health Practices (ICHP)". This is an initiative developed by the Research Laboratory in Epidemiology and Social Determinants of Health of the Evandro Chagas National Institute of Infectious Diseases (NIID) at Fiocruz, in Rio de Janeiro. The objective of this work was to describe the implementation of the "1st Reiki Level I Training Course for Community Health Promoters." The aim was to generate knowledge on health promotion strategies and, simultaneously, document the experiences and impact of the active participation of citizens in situations of social vulnerability. The motivation for the design and implementation of this course lies in the commitment to Well-Being and Health, directly aligned with the 3rd Sustainable Development Goal of the United Nations 2030 Agenda. It is believed that the promotion of comprehensive health is a fundamental pillar for social development. A qualitative, descriptive, and exploratory methodology was used to present the Reiki technique, a practice recognized by the Brazilian Ministry of Health since 2017, which aims to achieve energetic balance. A Reiki master led the activities, and 13 community members and leaders, designated as Community Health Promoters (CHPs), attended the course. This group consisted of people living with HIV, Chagas disease, breast cancer, other neoplasms, anxiety, and depression. In addition to the CHPs, two healthcare professionals also participated in the course, enriching the exchange of experiences. The diversity of participants contributed significantly to the richness of the discussions and experiences provided by the course.

Problems Addressed

The course was designed in response to the significant social and health challenges faced by the communities where the participants live. The intervention takes place in a context of social vulnerability, which justifies its relevance and impact. The CHPs who participated in the course live in communities frequently marked by territorial conflicts and high rates of violence. This environment of constant insecurity has a profound impact on individuals' health and well-being, contributing to chronic stress, anxiety, and other mental health conditions. Continuous exposure to risky situations compromises quality of life and the ability to self-care, making it essential to develop strategies that promote resilience and well-being amidst adversity. The population served by the project faces a considerable burden of psychological distress. Anxiety and stress disorders are prevalent, affecting the ability to cope with illness, treatment adherence, and overall quality of life. A contemporary and relevant problem is the spread of fake news, including ICHP, such as Reiki. This misinformation can generate skepticism and resistance, preventing citizens from seeking or benefiting from complementary therapeutic approaches that could improve their health and well-being. The successful implementation of the course was ensured by the institutional support of Faperj and the INOVA/FiopromoS/Fiocruz Program, which provided the necessary resources and adequate infrastructure for the implementation of the proposed activities. Therefore, the course flowed satisfactorily, without incidents or difficulties in its implementation.

Results (optional)

The course was held in May 2024, lasting a total of 16 hours, in the classroom of the NIID's Vice-Director of Education. The training followed Mikao Usui's traditional Reiki system, considered the decoder of the practice, covering the fundamentals of Reiki, self-application techniques, application positions, and the internalization of the five Reiki principles: "Just for today, do not be angry, do not worry, be grateful, work honestly, and be kind to all beings." One of the key indicators of this intervention's success was the full adherence of the 15 participants, who accepted and completed the Reiki Level I training. This demonstrates the group's high level of interest and engagement with the course. The 100% completion rate attests to the perceived relevance of the content and methodology applied, as well as the commitment of the CHPs to their personal development and health promotion within their networks. Self-application and Reiki exchange practices were conducted among the participants, allowing everyone to experience the Reiki energy and develop their practical skills. At the end of the training, we received reports that verbalized the positive impact of the experience. The narratives converged on feelings of "balance," "harmony," and "energetic strengthening" promoted by Reiki. One of the most important lessons learned from this experience is the power of practical experience and direct community engagement in promoting health.

Recomendations or Challenges

The results of this course suggest the continuation and expansion of similar initiatives. The experience reinforces the potential of Reiki not only as a self-care tool but also as a catalyst for community empowerment and the promotion of a culture of well-being. To maximize the impact of Reiki training, it is recommended that this model be replicated in other community groups. Involving community groups in disseminating the technique helps expand Reiki's reach and visibility, as well as promote knowledge. This dissemination, based on real experiences and the testimonies of beneficiaries, is a powerful way to produce and build new knowledge. It is emphasized that reporting this experience can contribute to the improvement of public policies and contribute to the effective integration of Reiki into primary care. The potential of newly trained Reiki practitioners as a tool to strengthen mutual aid networks among members of the PSC communities is recognized.

Keywords
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