Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos

Resumo

Objetivo:

Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de
planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de
medicamentos para técnicos de enfermagem.

Método:

Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o
objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupo
participante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitário
de Curitiba.

Resultados:

As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando a
metodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dos
objetivos.

Conclusões:

Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando as
competências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, o
enfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidade
e segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance de
objetivos traçados em equipe.

Fonte:

Jossandro Rodrigues da Cruz; Luciana Schleder Gonçalves; Ana Paula Magalhães de Abreu de Giacomo. Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40: 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180302.

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