Olá,

Visitante

Voltando a respirar: reabilitação fisioterapêutica na Síndrome pós Covid-19

Trata-se de um caso desenvolvido com os pacientes de sequelas pós Covis-19 de Umbuzeiro-PB, no período de junho a dezembro de 2021. Os dados foram coletados e analisados pela fisioterapeuta do NASF, através da ficha de avaliação, comparação dos parâmetros de avaliação e reavaliação. Inicialmente foi realizada uma avaliação com coleta dos dados pessoais, da história da covid-19, exame físico onde foram verificados: temperatura, Spo2, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, ausculta pulmonar, força com manovacuômetro analógico e peakflown. O tratamento foi realizado em 10 sessões de fisioterapia, duas vezes por semana, ao inicio e final de das sessões eram verificados SPO2, PA, FC e FR. Eram utilizados como instrumentos de tratamento: respiron volumétrico, pawerbreathe, alteres de 1 e 2kg, caneleiras de 1 e 2kg, escada de canto com rampa, jump e theraband. O protocolo de sessões era aplicado da mesma forma em todos os pacientes, pela fisioterapeuta do NASF, e ao final das 10 sessões foi realizado reavaliação. Foram incluídos na amostra 10 pacientes de ambos os sexos, os quais fizeram 10 sessões sequencialmente e passaram por internação hospitalar com uso de oxigenoterapia. E excluídos aqueles que não realizavam as sessões de forma assídua, que desistiram do tratamento antes de sua conclusão, não conseguiam realizar os testes de forma correta, não foram internados, ou que não realizaram o uso de oxigenoterapia.

O coronavírus (SARS-CoV-2) ou COVID-19 espalhou-se por todo o mundo, causando uma impactante pandemia que iniciou em 2020 e persiste até os dias atuais. A Covid-19 é uma patologia infectocontagiosa, que ocasiona inicialmente inflamações do sistema respiratório. Atinge os pacientes de forma leve, moderada e grave, causando em muitos a síndrome pós-Covid-19 (SPC), que se trata da persistência dos sintomas por semanas ou meses após a infecção aguda. Essas síndromes trazem sequelas aos pacientes com impacto na qualidade de vida, retorno ao trabalho e incapacidade para atividades da vida diária (AVD’s). A SPC surge nos pacientes com os seguintes sintomas: dor crônica, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, dispneia, dessaturação, fadiga, déficits cognitivos, ansiedade e estresse pós-traumático. A fisioterapia atua no cuidado dos pacientes com sequelas, ofertando reabilitação cardiopulmonar e musculoesquelética, melhorando a ventilação mecânica, fadiga, fraqueza e a capacidade funcional na realização das AVD’s, diminuindo os ricos de incapacidade e morbidade. A cidade de Umbuzeiro- PB, com uma população de 9.298 habitantes (IBGE 2010), atualmente com 1.185 casos confirmados e 18 óbitos por COVID-19, em junho de 2021 atingiu o pico de contaminação. Pensado na melhora da qualidade de vida e saúde dos munícipes a secretária municipal de saúde, implantou o serviço de reabilitação pós Covid-19, realizado pela fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de saúde da família (NASF).

Sem registro

Diante do exposto e do feedeback recebido pelos pacientes ao decorrer do projeto de reabilitação fisioterapêutica dos pacientes pós covid-19, concluímos que é de extrema importância o cuidado e ofertas de serviços de reabilitação dos pacientes que permaneceram com sequelas e os resultados expõem seus benefícios. Foi possível identificar a melhora da qualidade de vida e do sono, o retorno e capacidade de realizar as atividades da vida diária (AVD’s), o fortalecimento da força muscular global e da musculatura inspiratória e expiratória, o aumento do fluxo expiratório que mostrando que a força e a velocidade do fluxo podem ser reversíveis aos valores normais, a melhora do cansaço aos esforços e queda da saturação de oxigênio levando ao fim dos desconfortos respiratórios, consequentemente promovendo diminuição dos ricos de incapacidade e morbidade nos pacientes. Além de todos os benefícios acima referidos, fica explicita a importância de uma avaliação minuciosa com o uso de instrumentos de precisão e resultados fidedignos

Principal

Genize Kaoany Alves Vasconcelos

kaoany.vasconcelos@yahoo.com

A prática foi aplicada em

Várzea

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

RUA QUINTINO BOCAIUVA

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 maio 2023

e atualizada em

13 jul 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
REGULAÇÃO EM URGÊNCIA CARDIOVASCULAR FRENTE A REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE EM CAJAZEIRAS – PB
Paraíba
Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba
Práticas
Triagem Multidisciplinar de TEA em Petrópolis: uma parceria necessária e significativa.
Rio de Janeiro
Práticas
Experiencia de Barra do Piraí no suporte as enfermidades cardiovasculares no leito de cuidados prolongados na rede de urgência e emergência do Médio Paraíba.
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante
Santa Catarina
1 / 71234567