Olá,

Visitante

Vivência Ayurvédica de outono – Aprendendo a Se Equilibrar com a Sabedoria do Ayurveda na Estação Que As Folhas Caem

Objetivo geral: Ofertar uma atividade prática (Vivência) para os interessados em ser praticantes de Ayurveda abordando as PICS: Meditação, Yoga, Plantas medicinais – fitoterapia e Ayurveda. Objetivos específicos: Valorizar, estimular e conscientizar os interessados sobre a importância destas PICS para o seu bem-estar.MetodologiaAs atividades do Centro de Estudos Ayurvédicos iniciaram em março de 2019 com o objetivo de disseminar a prática do Ayurveda através de atividades em grupos (cursos) e/ou sessões individuais de atendimento. O primeiro curso intitulado Aprendendo a linguagem do Ayurveda foi realizado em 2019 com 4 encontros presenciais em grupo com duração de 2 h cada, tendo como abordagem os conceitos gerais do Ayurveda. Já o intitulado Vivência Ayurvédica de Outono 2021 teve 3 encontros on-line com duração de 2 h cada também, porém com um enfoque específico em autocuidado para o não aparecimento de doenças e desconfortos típicos que surgem durante a estão do Outono segundo o Ayurveda. A Vivência ocorreu nos dias 13, 21 e 27 de Abril, seguindo o seguinte cronograma: Dia 1 – Alimentação, Plantas Medicinais e Rotina diária para Outono, Dia 2 – Auto-Massagem e Meditação para Outono e Dia 3 – Yoga e Pranayama para Outono, possibilitando demonstrar que tais práticas podem efetivamente fazer parte da vida cotidiana e proporcionar benefícios.

No outono normalmente surgem os problemas de saúde relacionados à natureza Vata, como as costumeiras dermatites, rinites, sinusites, enxaquecas e insônias. Por isso, preparei esta vivência para compartilhamento da sabedoria Ayurvédica e a minha própria experência ao aplicar estes conhecimentos em minha vida durante a estação do outono. Assim que com o lema Aprenda a se equilibrar com a sabedoria do Ayurveda na estação que as folhas caem a referida prática foi realizada de maneira on-line utilizando a Plataforma Sympla.

Conclui-se que a visão do Ayurveda sobre Alimentação, Yoga, Meditação, Pranayama, Auto-massagem e Rotina Diária, é bastante acurada e deve ser usada como uma intervenção consistente, com boa relação custo-benefício e efeitos positivos, podendo ajudar às pessoas a terem mais saúde durante uma estação que agride muito a saúde em geral. Foi possível detectar entre os participantes, mudança do estilo de vida, melhoria no desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e comportamentais. Além disso, o uso da prática/solução o promoveu aumento da qualidade de vida, proporcionando motivação e empoderamento para o autocuidado. Os participantes relataram o quanto foi importante vivenciar os benefícios das PICS em suas vidas, que para a grande maioria eram desconhecidas (pois pensavam que o Ayurveda somente abordava Alimentação), bem como relataram um aumento significativo na capacidade de observação ao tentar, como exercício indicado na Vivência, validar de maneira prática a influência da estação do Outono em seu corpo-mente como o Ayurveda descreve.

Principal

Diego Tresinari, Ph.D.

diego_tresinari@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Campinas

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Diego Tresinari

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Lian Gong (Série Anterior) – Esf Moinhos Promovendo Saúde!
Rio Grande do Sul
Práticas
Medicinas da Jurema Sagrada
Paraná
Práticas
Saúde Emocional: a Constelação Familiar Como Ferramenta de Desenvolvimento Bio-Psico-Social na Estratégia de Saúde da Família (Esf) do Município de Maria da Fé – Mg.
Minas Gerais
Práticas
Auriculoterapia Como Estratégia de Cuidados e de Valorização das Ações e da Qualidade de Vida dos Agentes Comunitários de Saúde pela Equipe do Nasf-Ab do Município de Esplanada-Ba.
Bahia
Práticas
Saúde Mental em Foco
Maranhão
Práticas
Acupuntura
Rio de Janeiro
Práticas
A Expansão das Práticas Integrativas na Cidade do Recife
Pernambuco
Práticas
O Trabalho com a Bioenergética no Centro de Referencia em Prática Integrativas e Complementares do Vale do São Francisco
Pernambuco
Práticas
Implantação do Tratamento da Auriculoterapia com Sementes de Mostarda com o Grupo dos Profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município de Abaré-Ba.
Bahia
Práticas
Uso da Acupuntura no Tratamento da Dor Crônica Pós Chikungunya: Um Relato de Experiência
Bahia