Olá,

Visitante

Vivência Ayurvédica de outono – Aprendendo a Se Equilibrar com a Sabedoria do Ayurveda na Estação Que As Folhas Caem

Objetivo geral: Ofertar uma atividade prática (Vivência) para os interessados em ser praticantes de Ayurveda abordando as PICS: Meditação, Yoga, Plantas medicinais – fitoterapia e Ayurveda. Objetivos específicos: Valorizar, estimular e conscientizar os interessados sobre a importância destas PICS para o seu bem-estar.MetodologiaAs atividades do Centro de Estudos Ayurvédicos iniciaram em março de 2019 com o objetivo de disseminar a prática do Ayurveda através de atividades em grupos (cursos) e/ou sessões individuais de atendimento. O primeiro curso intitulado Aprendendo a linguagem do Ayurveda foi realizado em 2019 com 4 encontros presenciais em grupo com duração de 2 h cada, tendo como abordagem os conceitos gerais do Ayurveda. Já o intitulado Vivência Ayurvédica de Outono 2021 teve 3 encontros on-line com duração de 2 h cada também, porém com um enfoque específico em autocuidado para o não aparecimento de doenças e desconfortos típicos que surgem durante a estão do Outono segundo o Ayurveda. A Vivência ocorreu nos dias 13, 21 e 27 de Abril, seguindo o seguinte cronograma: Dia 1 – Alimentação, Plantas Medicinais e Rotina diária para Outono, Dia 2 – Auto-Massagem e Meditação para Outono e Dia 3 – Yoga e Pranayama para Outono, possibilitando demonstrar que tais práticas podem efetivamente fazer parte da vida cotidiana e proporcionar benefícios.

No outono normalmente surgem os problemas de saúde relacionados à natureza Vata, como as costumeiras dermatites, rinites, sinusites, enxaquecas e insônias. Por isso, preparei esta vivência para compartilhamento da sabedoria Ayurvédica e a minha própria experência ao aplicar estes conhecimentos em minha vida durante a estação do outono. Assim que com o lema Aprenda a se equilibrar com a sabedoria do Ayurveda na estação que as folhas caem a referida prática foi realizada de maneira on-line utilizando a Plataforma Sympla.

Conclui-se que a visão do Ayurveda sobre Alimentação, Yoga, Meditação, Pranayama, Auto-massagem e Rotina Diária, é bastante acurada e deve ser usada como uma intervenção consistente, com boa relação custo-benefício e efeitos positivos, podendo ajudar às pessoas a terem mais saúde durante uma estação que agride muito a saúde em geral. Foi possível detectar entre os participantes, mudança do estilo de vida, melhoria no desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e comportamentais. Além disso, o uso da prática/solução o promoveu aumento da qualidade de vida, proporcionando motivação e empoderamento para o autocuidado. Os participantes relataram o quanto foi importante vivenciar os benefícios das PICS em suas vidas, que para a grande maioria eram desconhecidas (pois pensavam que o Ayurveda somente abordava Alimentação), bem como relataram um aumento significativo na capacidade de observação ao tentar, como exercício indicado na Vivência, validar de maneira prática a influência da estação do Outono em seu corpo-mente como o Ayurveda descreve.

Principal

Diego Tresinari, Ph.D.

diego_tresinari@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Campinas

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Diego Tresinari

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação em Saúde, Cultura e Ambiente Como Estratégia para a Implantação da Fitoterapia na Atenção Básica do Município de São Francisco do Conde-Bahia
Bahia
Práticas
Relato do Processo de Implantação de Protocolo de Fitoterápicos Municipal no Município de Vera Cruz do oeste, Brasil
Paraná
Práticas
Projeto Farmácia Viva
Piauí
Práticas
Gestão das Pics: Instrumento de Avaliação Como Indicador de Efetividade e Consolidação na Aps.
Santa Catarina