Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado

A Constituição Federal de 1986 estabeleceu como relevância pública as ações e serviços de saúde, o que pressupõe do Poder Público o exercício de atividade regulatória, através da fiscalização, controle e regulamentação desta atividade. Portanto, as ações de fiscalização sanitária constituem tarefa indelegável da VISA, tendo como finalidade a proteção e defesa da saúde da população. Tal poder é fundamental para cumprir normas e padrões de comportamento. A vigilância sanitária pode ser definida como campo de intervenção do Estado, com a capacidade de adequar o sistema produtivo de bens e serviços de interesse sanitário às demandas sociais de saúde e às necessidades do sistema de saúde. Ora, se identificamos riscos à saúde para o individuo ou grupos, é preciso informar, enfatizar proposta metodológica e pedagógica capazes de alicerçar o setor regulado em prol da garantia eqüitativa da saúde da população. Pois, a falta de informação sanitária para a população é considerada um risco para a saúde da coletividade. A educação em saúde configura-se um importante instrumento de promoção à saúde, portanto, uma grande aliada da vigilância sanitária. Esse elo constituído pelas áreas da educação e saúde, de baixo custo, é um instrumento profilático e de controle para parasitoses humanas, permitem aos serviços condições de minimizar e diminuir riscos e potenciais danos à saúde da comunidade.. Estre trabalho teve por objetivo desenvolver ações de educação em saúde, ao setor regulado, publico e privado, de acordo com as legislações sanitárias vigentes, prevenindo riscos e promovendo a saúde a população no território Ipatinguense, através de uma abordagem intersetorial e multidisciplinar, no período de janeiro a abril de 2024.

Nos últimos três anos a VISA Ipatinga, tem enfrentado dificuldades junto ao setor regulado em adequar as legislações sanitárias, requererem o alvará sanitário, aumento de infrações e recebimento de denúncias. Diante disso, através do seu novo modelo de gestão, tem desenvolvido políticas públicas com um olhar diferenciado para a educação sanitária, investindo fortemente na multiplicação de conhecimentos técnicos e no envolvimento do setor regulado como parte essencial do processo de prevenção e controle de agravos à saúde da população. Nesse sentido, realizou capacitações para profissionais que atuam como responsáveis técnicos e representantes, do setor público e privado, da área de alimentação, serviços de saúde e de interesse, medicamentos e congêneres, em parceria com os conselhos de classe e a vigilância em saúde, abordou temas como Boas Práticas de Manipulação de alimentos, Procedimentos operacionais padrão, Novas Regras da Rotulagem Nutricional, acidentes de trabalho e notificações de agravos, conscientização do descarte correto e uso racional de medicamentos, Licenciamento sanitário para contadores, de acordo com as legislações sanitárias vigente, a fim de melhor proporcionarem serviços e produtos de qualidade ao consumidor. Além disso, reverteu as infrações sanitárias em penalidades educativas para subsidiar o Projeto VISA nas Escolas do município.

Resultou em mais de 500 estabelecimentos capacitados, aumento de 30% requerimento de licenciamento sanitário em relação aos anos anteriores, diminuição de 20% das denúncias, redução das não conformidades durante as inspeções e propagação de agravos notificáveis, aumento da cobertura vacinal. Além da desmitificação do conceito cartesiano da VISA, quanto ao caráter punitivo que incomoda a fiscalização sanitária diante do setor regulado. Permitiu sensibilizar os responsáveis técnicos e legais dos estabelecimentos a perceberem de outra forma o processo de fiscalização. Para isso, reconheceu-se a necessidade de uma mudança da VISA, por meio do emprego de novas práticas durante a fiscalização e da articulação da educação em saúde como parte do processo de resguardar a saúde da população. É importante lembrar que o fiscal sanitário deve manter-se disponível para ajudar a melhorar os processos desenvolvidos pelos estabelecimentos objetivando a saúde de toda a comunidade. As capacitações estreitaram o alinhado e comunicação entre a Vigilância Sanitária e o setor regulado. Sobretudo, a atuação junto as escolas para uma formação sanitária no exercício da cidadania

Percebeu-se que a ação possibilitou um ambiente colaborativo onde a educação em saúde possa ser desenvolvida. Precisa-se acreditar que a educação em saúde pode gerar uma real melhora nas condições dos estabelecimentos de interesse sanitário do município e uma redução do número de infrações sanitárias observadas nas fiscalizações sanitárias, com resultados duradouros. Isso exige que os processos de produção do departamento e as avaliações de indicadores sejam revistos, já que o modelo tradicional vigente objetiva apenas resultados imediatistas, que não resolvem os problemas e nem reduzem os riscos à saúde. Faz-se necessário, portanto, dar continuidade ao trabalho de sensibilização e promoção de ações de educação em saúde em todas as áreas de atuação da Vigilância Sanitária, assegurando a garantia de qualidade e a minimização de riscos à saúde pública. Quanto as penalidades educativas que contribuíram para o VISA nas escolas, se tornou algo promissor, visto que a Educação Sanitária estimula os alunos, desde a sua base, a consciência sanitária, na obtenção de conhecimentos, habilidades e atitudes que os tornem atores ativos na promoção da saúde individual e coletiva.

Principal

Josiane Marcia de Castro

diretoriadevs@gmail.com

Diretora

Coautores

Josiane Marcia de Castro; Roberta Cely Costa Ribeiro Conrado; Joice Silva Vieira Leal; Walisson Medeiros; Elisangela Alves Santana; Vanessa Andrade Ramlow; Ana Caroline Marques Oliveira

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Esta prática está vinculada a

Av. Carlos Chagas, 825 - Cidade Nobre, Ipatinga - MG, 35162-359, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josiane Marcia de Castro

Conta vinculada

26 jul 2024

CADASTRO

06 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas