- Vigilância em Saúde
JOSÉ MENDES DE AZÊVEDO JÚNIOR
- 20 set 2024
Amapá
A experiência mostra o êxito da parceria entre a Funasa e a Secretária de Saúde Municipal, através da Vigilância em Saúde Municipal no programa Salta-z, programa que visa a instalação de um sistema simplificado de tratamento de água para fornecimento de água potável, dentro dos parâmetros de potabilidade da legislação vigente. Existem comunidades distantes da sede do município, comunidades essas ribeirinhas com difícil acesso a serviços básicos, entre eles, acesso ao consumo de água potável, algumas comunidades possuíam algum tipo de abastecimento coletivo de água para consumo humano, porém sem qualquer tratamento. Nesse contexto de controle e obrigatoriedade do gestor municipal sobre a qualidade da água para consumo humano, surgiu a parceria entre o município de Tartarugalzinho e a Funasa para implantação de unidades da solução alternativa, coletiva, simplificada de tratamento de água para consumo humano – Salta-z.
Implementar um sistema de tratamento de água nas comunidades distantes sem esse serviço com foco na promoção de informações e ações relacionadas ao saneamento básico e garantir o acesso a água potável para as comunidades ribeirinhas no município de Tartarugalzinho. A metodologia utilizada representa um relato de experiência da implantação do sistema Salta-z no município, as etapas de implantação: 1) diagnóstico epidemiológico situacional através do levantamento da prevalência dos agravos relacionados à água e realização de análise físico-químicas da água, 2) sensibilização e compromisso dos gestores na busca de soluções e de alternativas tecnológicas visando o fornecimento de água potável, 3) definir ações a serem realizadas na comunidade ribeirinhas, como trabalho de sensibilização e educação em saúde da população de comunidades ribeirinhas para demonstrar a importância do tratamento da água para consumo, capacitação, implantação, monitoramento, manutenção e avaliação contínua do sistema Salta-z.
Os resultados já puderam ser observados na etapa de sensibilização da comunidade. No trabalho de educação em saúde voltado para o saneamento básico, ficou demonstrada a dificuldade de percepção da importância do tratamento da água e sua relação com os altos índices dos agravos relacionados à água. Após a implantação do Salta-z, através do acompanhamento mensal dos registros de atendimentos nos postos de saúde da região ribeirinha, foi possível observar uma redução significativa da ocorrência dos agravos relacionados à água, como constatado na diminuição de 40% do número de consultas nas unidades de saúde relacionados a esses agravos. Através dessa ação, torna-se evidente a necessidade de ações permanentes de educação em saúde voltadas a temas relacionados ao saneamento básico, além de uma vigilância permanente dos agravos relacionados à água nessas regiões. Já havia abastecimento coletivo de água para consumo, porém não faziam qualquer tratamento, nesse contexto, surgiu a necessidade de uma saída eficaz e simplificada como o Salta-z que mostrou ser uma solução eficiente para melhoria da qualidade de saúde das comunidades.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO