Olá,

Visitante

Vacinar é Preciso, Vencendo Pela Insistência

Categoria não especificada

Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem,ou seja não impedirá de contrair o patógeno,mas auxiliará para que o indivíduo não tenha agravamento do quadro da doença, como internação, complicações e ou óbitos. Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados. O município de Jaquirana, busca através do monitoramento, diversificar os agentes de comunicação com o público alvo, conseguindo abranger o maior número possível de pessoas a serem vacinadas. Uma das estratégias utilizadas pela equipe de vacinação, é a sala de vacina além de aberta em horário de atendimento, ocorre a ampliação do horário para facilitar o acesso da população , horário estendido, é de suma importância que ocorra o registro correto das informações, para que sejam realizadas com eficácia as monitorizações da sala de vacina.

São identificados alguns problemas que impedem , algumas vezes , de atingirmos o nosso ideal, um dos problemas diagnosticados é a baixa adesão em função das notícias lançadas através de redes sociais como os fake News , que acabam denigrindo a eficácia da vacinação na população, um exemplo foi sobre a vacinação do covid, que através de notícias falsas , ocorreu uma baixa adesão em território Nacional quanto ao índice de vacinação, onde o município de Jaquirana, através do esforço coletivo da Equipe de Saúde, tiveram um bom retorno quanto ao índice de vacinação. Outra situação que ocorre nos municípios de pequena população, é a dificuldade de transporte coletivo para o acesso nas Unidades de Saúde, porém são disponibilizados para melhor atender a população carros da Secretaria Municipal de Saúde , que levam o profissional até in loco, bem como a Unidade Móvel de atendimento que ocorrem no Interior do município. Os pais também tem uma grande contribuição , no que diz respeito, ao descaso destes, em relação ao cuidado no esquema completo de vacinação de seus filhos.

São realizada várias estratégias como: as listas do público alvo são atualizadas mensalmente, pois facilitam para a equipe, identificar qual população deverá ter um enfoque especial para vacinar e verificar os faltosos para realização da busca ativa destes, sendo uma ferramenta de extrema importância para a realização do acompanhamento vacinal da população. Nas reuniões de equipe procuramos mostrar a atual situação vacinal do município, com o objetivo de fortalecer e motivar a equipe. Após utilizarmos todos os meios mencionados acima, é realizado o monitoramento dos faltosos, verificando através de análise , qual a dificuldade que está ocorrendo para que seja realizada a vacinação desta pessoa. Estamos tendo um bom resultado no alcance de nossas metas, através do contato via ligação telefônica, contato direto com o paciente ,conversa,explica buscando resolver seu problema,saímos em busca ativa e proporcionamos uma melhor adesão dos pacientes,facilitando acesso a vacina em grupos,domicílio,escola,unidade móvel.

O município consegue superar as dificuldades do cenário atual e vem atingindo as metas propostas pelo Ministério da Saúde, através dos dados pesquisados no IMUNIZASUS, conseguimos visualizar como está a cobertura vacinal da população de nosso município. A integração da equipe de imunizações com as demais Secretarias Municipais, é de extrema importância…população, para abranger o maior número possível de pessoas a serem vacinadas. Através da insistência e da confiança da população na equipe conseguimos convencer a população e assim conseguimos atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde com melhor qualidade para nossa população.

Principal

MARIA LUCINEIA ROSA DE MELOS

Coautores

Arlene Saraiva Stumpf

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro