- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O município de Carmo de Minas tem uma grande extensão territorial, muitos bairros e fazendas se encontram distantes da sede do município, fazendo limites com outros municípios, impossibilitando o acesso à sala de vacina, bem como no deslocamento da equipe ao encontro da população. Diante dessa situação, colocamos em prática o posto de vacinação volante, que de acordo com um cronograma prévio, visita todas as aéreas distantes da sala de vacina, ofertando imunização para toda a população.
Fortalecer o trabalho junto ao Programa Saúde da Família (PSF), dando respaldo para as equipes no que se diz respeito à imunização. Aumentar cobertura vacinal municipal. Atingir os indicadores de saúde. Ofertar serviço de vacinação às aéreas descobertas. Trabalho realizado de acordo com cronograma mensal, atendendo toda a população do nosso município. Nosso posto de vacinação volante percorre os bairros e as fazendas, levando todos os imunobiológicos do sistema para a população. Nossa equipe avalia os cartões, oferece orientações e administra as vacinas conforme necessidade de cada cidadão, atendendo todas as faixas etárias. Fortalecendo o serviço e também dando suporte a toda sociedade que até o momento estava sem assistência de cobertura vacinal.
A partir da implantação da vacinação volante, percebemos que nossa população está dando mais importância ao calendário vacinal e aceitando da melhor forma o serviço oferecido, sendo assim, melhorando nossa cobertura vacinal. Dentro das últimas avaliações do Programa de Monitoramento das ações de Vigilância em Saúde, atingimos os indicadores de imunização em 100%, comprovando o aumento da cobertura vacinal, o que também favoreceu as coberturas das campanhas de vacina. A saúde é para todos sem discriminação, assim, a partir da inclusão da vacinação volante, podemos melhorar nossa cobertura, bem como fortalecer o elo entre equipes de saúde e sociedade. Hoje, percebemos o quanto é importante estar mais próximos da população, só assim conseguimos trabalhar com cobertura vacinal adequada à nossa realidade.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO