Este trabalho teve como objetivo demonstrar o aumento dos índices de cobertura vacinal contra covid-19 no município de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro. É relevante apontar que na Atenção Primária em Saúde – APS, o serviço de imunização transcende a demarcação de uma área para aplicação das vacinas, nessa ótica, a gestão municipal adotou a metodologia de organização do processo de vacinação, com atividades extramuro que ocorreram no período de janeiro a dezembro, nos anos 2021 e 2022, durante a semana, incluindo finais de semana e feriados.
A baixa cobertura vacinal Os locais selecionados para a a realização das atividades foram em dois pontos fixos nos shoppings da cidade; Serviços de vacinação itinerante em seis bairros do município, utilizando-se de um carro da vacina, vacinação em sistema de drive thru no grande centro cultural do município, em eventos comerciais como rua de compras, festival de torresmo, liquida VR, arraia VR e mega cidadania. Também fizeram parte da estratégia, cerimônias religiosas e festividades ocorridas no município. Pautada no princípio da integralidade do cuidado e assistência humanizada, essas ações foram desenvolvidas, por meio do trabalho integrado e intersetorial, da APS, Departamento de Vigilância em Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica, que consta com uma Central Municipal de Imunização responsável pelo recebimento, acondicionamento e distribuição das vacinas provenientes da Secretaria Estadual de Saúde.
As vacinas são destinadas as unidades e pontos de vacinação, com o apoio do gabinete de estratégia governamental, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Infra Estrutura. As informações acerca das doses aplicadas da vacina contra covid-19 foram tabuladas e elaborado relatórios, Foram aplicadas 969.222 vacinas, sendo na estratégia extramuro, 95.607, representando um total de 10% das doses.
Portanto, considera-se que as estratégias de vacinação, a partir das ações extramuro foram relevantes para o aumento dos índices de cobertura vacinal no município, além de fortalecer, integrar e potencializar o setores envolvidos, umas vez que essas ações podem contribuir para a garantia dos princípios do SUS.
Rua São João Batista - Niterói, Volta Redonda - RJ, 27283-240, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO