Olá,

Visitante

Vacinação e o Super-Herói Dentro de Cada um – Juruaia/MG

Categoria não especificada

A “Vacinação e o super-herói dentro de cada um” podemos destacar o alto envolvimento dos profissionais em abraçar e se comprometer com a ideia de renovar a forma de fazer o SUS, trazendo um movimento lúdico para dentro dos serviços de saúde principalmente relacionado a Imunização. E na aplicabilidade da ação houve a oportunidade de ampliar os serviços de imunização, garantir maior eficiência e eficácia dos serviços como: realizar a atualização de diversos cartões de vacinação, melhorar a adesão das crianças e pais, aumentar a cobertura vacinal em alguns imunizantes e garantir um atendimento humanizado. Houve um aumento significativo na busca de serviços, bem como a satisfação dos usuários em ter um ambiente aconchegante, agradável e criativo. O aumento da cobertura vacinal que em 2020 foi de 96,09% para 2021 alcançando o total de 97,72% e a manutenção do percentual de cobertura em alguns imunizantes como a BCG que se mante na média de 84,00%, na poliomielite, penta e hepatite aumentando de 60% em 2021 para 65% em 2022, mesmo havendo uma desmobilização sobre a imunização no país. Destaca-se que a vacinação é uma prioridade municipal e para além dos números há um aumento significativo da participação de outras secretarias como a educação e a secretaria de ação social que a todo momento esteve presente nas propostas de captação, estímulo e ações sobre imunização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

– Garantir um atendimento humanizado a toda população, com o foco nas mais vulneráveis; – Estimular o interesse dos usuários do SUS a procurar as salas de vacinas e imunizantes para prevenção de doenças; – Garantir um momento descontraído e confortável reduzindo possíveis traumas as crianças durante o ato da aplicação injetável do imunizante; – Fortalecer as ações de prevenção de doenças e promover saúde, melhorando a qualidade de vida; – Reduzir o estigma da não eficiência da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Imunização do município de Juruaia, realizaram uma reunião com a participação de profissionais que atuam na sala de vacina para identificar as principais queixas e anseios, sendo que foram observados alguns pontos importantes como: a estrutura física, o reconhecimento profissional, a ausência de usuários durante a campanha e os dias de vacinação, o aumento significativo de absenteísmo para vacinação e o pré-conceito contra a vacina. Com a identificação dos fatores que prejudicavam o aumento vacinal e o alinhamento com os profissionais a coordenação de imunização traçou ações para captação dos usuários iniciando com a ambiência que passou por diversas transformações, construindo assim um mundo heroico para os usuários do SUS com a colocação de um grande mural com personagens de superpoderes, instalação de TV e em alguns pontos estratégico com vídeos referente a temática dos heróis, além de melhorar a estrutura com cadeiras, câmara frias e mesas. Para aprofundamento no mundo mágico ainda foi adquirido uma máquina de bolhas de sabão, locação de brinquedos e a confecção dos certificados de coragem, fortalecendo cada vez mais um ambiente lúdico e transformado. E, por fim, pensando ainda no bem-estar dos usuários houve a aquisição de um dispositivo “PICLUCK” que é um acessório que minimiza a dor da injeção. Toda essa construção permitiu que usuário ao entrar na sala de vacina se teletransportasse para outro mundo e se sentisse especial.

A campanha e as ações da “Vacinação e o super-herói dentro de cada um” foi de grande repercussão e sucesso, dando uma nova roupara para a sala de vacina, um novo arranjo na forma de trabalhar dos profissionais e um ambiente descontraído e poder, transformando em um lugar mágico. A ampliação e manutenção da cobertura de alguns imunizantes foi uma vitória dessa ação que percorreu por meses e que durante o processo houve ainda grandes pontos dificultadores, como a mídia, as fake News, o pré-conceito sobre os imunizantes principalmente o da COVID-19, mais que diante de tudo, mesmo com o aumento pequeno do cobertura vacinal foi enriquecedor e gratificante a ação e expressa nos olhos das crianças e dos usuários do SUS, bem como o interesse dos pais e alegria em estar presente neste momento provam que é necessário novas práticas de fazer saúde no Sistema Único de Saúde.

Principal

Crislaine Graziella Dos Santos Bueno da Silva

Coautores

Maurício Durval de Sá

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba