Olá,

Visitante

Vacina para Todos

Categoria não especificada

A imunização é reconhecida como uma das intervenções mais bem-sucedidas e custo-efetivas, resultando na erradicação e no controle de diversas doenças em todo o mundo ,porém uma preocupante redução na cobertura vacinal tem sido observada no Brasil. Atualmente vivemos uma evolução das notícias falsas disseminadas a respeito das vacinas, principalmente nas redes sociais, contribuindo para que a população tenha uma percepção enganosa de que não é preciso mais vacinar, haja visto o pensamento de que as muitas doenças desapareceram. O horário restrito de funcionamento das salas de vacina. Diante desse cenário e através de experiência com outros municípios, realizamos ações com parceria com a Secretária da Educação e Programa Saúde na Escola, onde fazemos uma checagem nas carteirinhas e convocamos as crianças junto com os pais ou responsáveis e realizamos na escola em um dia pré agendado a administração da vacina em atraso. Criamos também um comprovante de vacina atualizado que é apresentado no ato da matricula e rematrícula, fornecido pelas salas de vacina. No ano de 2023 iniciamos horário estendido até as 22:00hs em duas salas de vacina, uma vez que as mesmas funcionam apenas no horário comercial, visando dessa forma aumentar nossa cobertura vacinal.

Trabalhar a conscientização da população e dos funcionários da saúde da importância da vacinação, combater às Fake News , horário restrito de funcionamento das salas de vacina, recursos humanos limitado.

Horário estendido de atendimento das salas de vacina, parceria com a Secretaria de Educação e Programa Saúde na Escola, realizando vacina nas escolas e apresentação do comprovante de vacinação atualizado no momento da matrícula e rematrícula e capacitação dos profissionais que atuam na atenção básica.

Atualmente vivemos uma evolução das notícias falsas disseminadas a respeito das vacinas, principalmente nas redes sociais, contribuindo para que a população tenha uma percepção enganosa de que não é preciso mais vacinar, haja visto o pensamento de que as muitas doenças desapareceram, horário restrito de funcionamento das salas de vacina, onde apenas ficam abertas durante o horário comercial. Diante desse quadro procuramos realizar as estratégias de aumentar o horário de funcionamento das salas de vacina, trabalhar em conjunto com a Secretária da Educação, capacitar os profissionais que atuam na atenção básica. São ações que podem contribuir para que as estratégias tenham êxito.

Principal

Anderson André Almeida da Silva

Coautores

Benedita de Jesus Santos Paiva, Tatiana Miranda Chaves Rivelli Martins, CHRISTIANE MERIGHI

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro