Utilização do lúdico como estratégia de favorecimento do atendimento e vínculo com o paciente odontopediátrico na Estratégia Saúde da Família

Fortalecer vínculos, facilitar o atendimento e aprimorar a busca ativa pelos pacientes odontopediátricos. Desenvolvido em 2 fases, o trabalho começou com busca ativa das crianças nas escolas que posteriormente foram encaminhadas para atendimento. Quatro escolas foram visitadas, sendo 3 de educação infantil e 1 de educação inclusiva. Durante a visita, criou-se um ambiente de descontração e aprendizado. Para isso, algumas estratégias como musicalização, teatro com fantoches e utilização de jalecos infantis, foram adotadas. Todas crianças foram triadas e tiveram atendimento odontológico garantido. Durante o atendimento odontológico, o ambiente foi decorado com temas infantis, e além da salinha de espera com jogos e brincadeiras, a musicalização e as fantasias foram novamente utilizadas, tornando o ambiente receptivo e agradável para as crianças.

O município de Santa Teresa (ES) possui uma população 23.882 hab.(IBGE, 2016), localizada a uma distancia de 78 Km da capital Vitória. Uma de suas 8 equipes, a ESF de Penha\Lombardia localizada em área que abrange centro e interior do município. Dentro da ESF, os profissionais de odontologia, se deparam diariamente com a dificuldade em prestar o atendimento adequado e principalmente em criar vínculo com os pacientes odontopediátricos e seus familiares. O medo torna-se uma queixa frequente que leva a não adesão ao tratamento e a falta de busca por auxilio odontológico. Historicamente, grandes psicopedagogos, como Piaget e Vygotsky, defendem a importância do lúdico como ferramenta transformadora na interação com crianças. Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir praticante. Este mecanismo torna possível criar vínculo afetivo com o paciente infantil, viabilizando a adesão ao tratamento odontológico.

A utilização do lúdico facilitou a aproximação e tornou a interação com as crianças um momento agradável, exercendo o papel de criar no paciente e em seus responsáveis a sensação de bem-estar, de segurança e tranquilidade, gerando a vontade de estar presente no ambiente odontológico e criando vinculo entre os profissionais, pacientes e seus familiares para o acompanhamento e continuidade do cuidado de forma individual e humanizada.

Principal

Livia Santana de Oliveira

Coautores

Livia Santana de Oliveira

A prática foi aplicada em

Santa Teresa

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Santa Teresa (ES)

Santa Teresa, ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz , Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked