Devido a incidência dos casos de febre amarela, e casos evoluindo para óbito, a SMS elaborou um instrumento norteador e descritivo para avaliação dos pacientes para realização da vacina contra febre amarela. Para a construção deste instrumento a SMS reuniu especialistas na área de atenção básica, vigilância em saúde, pediatria, obstetrícia e enfermagem, que se basearam em protocolos e recomendações disponíveis: (Guia de Febre Amarela para profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde
Incidência de casos de febre amarela no estado do Rio de Janeiro evoluindo para casos de óbito em todo estado. Diante desta situação, houve necessidade de Imunizar dentro de menor tempo possível, o maior número de pessoas que procurassem a Unidade de Saúde e as pessoas que são da área de abrangência da Unidade, de forma segura.
Observo que este instrumento foi de extrema importância no subsídio de avaliação dos usuários para imunização da febre amarela na nossa rede de atenção e o mesmo e de fácil entendimento, de fácil compreensão, possibilitou ao enfermeiro a autonomia de avaliação destes usuários, podem sim ser útil para outros municípios e regiões.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO