Uso de geoprocessamento em saúde do trabalhador no planejamento de pesquisa de ramos de atividades instalados no município de Curitiba (PR) e com ocorrência de acidentes de trabalho

Segundo a Portaria n°. 1.823 de 23 de agosto de 2012, são objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de risco à saúde dos trabalhadores no território identificação das necessidades, demandas e problemas de saúde dos trabalhadores no território realização da análise da situação de saúde dos trabalhadores intervenção nos processos e ambientes de trabalho. O georreferenciamento é uma ferramenta que pode ser utilizada para esse fim. Em 2016, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) implantou o mapeamento das ações de inspeção para identificar a ocorrência dos acidentes graves, óbitos e doenças relacionadas ao trabalho utilizando o Google My Maps. Em 2018, aprimoramos o mapeamento utilizando o QGis para identificar a atividade produtiva de Curitiba, visualizar e averiguar a distribuição espacial dos ramos de atividades instalados e quais foram acometidos por agravos relacionados ao trabalho.

Caracterizar o padrão de distribuição espacial dos agravos relacionados ao trabalho nos ramos de atividades, período de 2016 a 2018 avaliar os fatores socioeconômicos do município de Curitiba correlacionar as variáveis local de ocorrência, tipo de ac Foram obtidos dados de alvarás de localização vigentes e ativos no município de Curitiba, cedidos pela Secretaria Municipal de Finanças, através de uma planilha em Excel. como ainda não existem atributos nos diferentes bancos de dados utilizados que se relacionem entre si por meio de uma chave, é possível vincular tais dados pela localização geográfica e por relacionamentos de topologia. Para tanto, são geradas as coordenadas geográficas dos estabelecimentos comerciais através do Google Earth para alimentação de planilhas utilizadas pelo QGIS para geração dos mapas da cidade. Os dados são atualizados diariamente e os mapas gerados a cada 03 meses. Os mapas auxiliam a visualização das necessidades preventivas em cada distrito sanitário.

Até o presente momento, foram mapeados 16.167 estabelecimentos comerciais de 21 ramos de atividades econômicas localizados no município de Curitiba, divididos nos dez distritos sanitários do município. Também foram mapeadas 530 ocorrências relacionadas à saúde do trabalhador, sendo 391 acidentes graves de trabalho, 23 óbitos, 87 suspeitas de doenças relacionadas ao trabalho investigadas, além de 16 solicitações do Ministério Público do Trabalho, 07 avaliações de condições higiênicos-sanitárias, 02 solicitações de pareceres e 04 denúncias. Já é possível visualizar que os distritos CIC e Boqueirão detém o maior número de casos de agravos relacionados à saúde do trabalhador, respectivamente. Através do geoprocessamento dos dados é possível visualizar áreas de maior risco à saúde da população trabalhadora residente no município, por meio do volume de estabelecimentos onde mais ocorrem doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Desta forma, é possível ver nitidamente quais distritos sanitários mais precisam realizar ações preventivas e quais ramos de atividade devem ser priorizados nestas ações, evitando assim a ocorrência de novos agravos à saúde dos trabalhadores.

Principal

Luciana Andréia Strobel

lstrobel@sms.curitiba.pr.gov.br

Coautores

Fernando Cunha De Andrade, Flávia Marina Sato, Jociene Santana Pimentel

A prática foi aplicada em

Curitiba

Curitiba

Curitiba

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR)

Rua Francisco Torres, 830 - Centro, Curitiba - PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Cecília Huçulak

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas