O resgate do vínculo estabelecido entre família e serviços de saúde foi o que pautou essa iniciativa. A aproximação do serviço de saúde com o usuário de maneira personalizada, lançando mão de recursos baseados na saúde digital tende a se apresentar como uma ferramenta potente para a efetivação do cuidado. Primeiramente, foi realizado o levantamento da lista nominal das crianças até 6 anos para avaliação da situação vacinal. Dado o cenário, buscamos ferramentas que pudessem criar alertas para aquelas famílias sobre as próximas vacinas a serem administradas. Além disso, sabíamos que apenas o alerta não seria suficiente para motivar os responsáveis a se dirigirem à unidade de saúde. Pensamos então como conseguiríamos transmitir a mensagem de maneira que o usuário compreendesse que se tratava de algo dirigido exclusivamente a ele. No primeiro momento, focamos nas crianças com atraso vacinal. A partir deste ponto, adicionamos os contatos de todos os responsáveis no whatsapp da equipe. O registro na agenda era feito obedecendo formato pré-determinado de maneira a sair na ordem correta na mensagem o nome do responsável e o nome da criança. No primeiro mês, as mensagens foram encaminhadas para estes responsáveis e programadas para envio nos meses seguintes, de acordo com o aprazamento das vacinas. Foram programados os disparos para horários que coincidissem com o fim de jornada de trabalho ou antes de seu início ou então horário de almoço, ou seja, momentos que de maior utilização.

Oportunidade identificada com essa ação: Fortalecer o vínculo entre o usuário e o serviço. Ampliar o acesso à atenção à saúde. Transformar a interação com o usuário. Aplicar a tecnologia de informação e comunicação. Personalizar os cuidados. Alcançar a meta da cobertura vacinal. Reduzir as iniquidades

Com o uso da ferramenta, conseguimos aumentar exponencialmente a cobertura vacinal das crianças até 6 anos de idade em todo o território. Dados que puderam ser mensurados através dos relatórios do prontuário eletrônico e da plataforma GeoVacina, onde no período de 6 meses desde a implantação da ferramenta, aumentamos a cobertura de 79% em outubro/23 para 94% em março/24, com picos de 100% em dois meses seguidos.

Aprendemos que o fortalecimento do vínculo entre o serviço de saúde e o usuário, teve de fato, efeito sobre adesão ao plano de cuidado das famílias, além de a unidade servir como rede de apoio para mulheres/mães que cuidam de suas crianças e para a população imigrante.

Principal

Thaiane Pereira Vidal

thaiane.vidal2@gmail.com

Gerente de Serviço de Saúde

Coautores

Maria Eduarda Rodrigues Alves

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Estrada do Itanhangá, 270 - Itanhangá, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Thaiane Pereira Vidal

Conta vinculada

19 mar 2025

CADASTRO

19 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io