O resgate do vínculo estabelecido entre família e serviços de saúde foi o que pautou essa iniciativa. A aproximação do serviço de saúde com o usuário de maneira personalizada, lançando mão de recursos baseados na saúde digital tende a se apresentar como uma ferramenta potente para a efetivação do cuidado. Primeiramente, foi realizado o levantamento da lista nominal das crianças até 6 anos para avaliação da situação vacinal. Dado o cenário, buscamos ferramentas que pudessem criar alertas para aquelas famílias sobre as próximas vacinas a serem administradas. Além disso, sabíamos que apenas o alerta não seria suficiente para motivar os responsáveis a se dirigirem à unidade de saúde. Pensamos então como conseguiríamos transmitir a mensagem de maneira que o usuário compreendesse que se tratava de algo dirigido exclusivamente a ele. No primeiro momento, focamos nas crianças com atraso vacinal. A partir deste ponto, adicionamos os contatos de todos os responsáveis no whatsapp da equipe. O registro na agenda era feito obedecendo formato pré-determinado de maneira a sair na ordem correta na mensagem o nome do responsável e o nome da criança. No primeiro mês, as mensagens foram encaminhadas para estes responsáveis e programadas para envio nos meses seguintes, de acordo com o aprazamento das vacinas. Foram programados os disparos para horários que coincidissem com o fim de jornada de trabalho ou antes de seu início ou então horário de almoço, ou seja, momentos que de maior utilização.
Oportunidade identificada com essa ação: Fortalecer o vínculo entre o usuário e o serviço. Ampliar o acesso à atenção à saúde. Transformar a interação com o usuário. Aplicar a tecnologia de informação e comunicação. Personalizar os cuidados. Alcançar a meta da cobertura vacinal. Reduzir as iniquidades
Com o uso da ferramenta, conseguimos aumentar exponencialmente a cobertura vacinal das crianças até 6 anos de idade em todo o território. Dados que puderam ser mensurados através dos relatórios do prontuário eletrônico e da plataforma GeoVacina, onde no período de 6 meses desde a implantação da ferramenta, aumentamos a cobertura de 79% em outubro/23 para 94% em março/24, com picos de 100% em dois meses seguidos.
Aprendemos que o fortalecimento do vínculo entre o serviço de saúde e o usuário, teve de fato, efeito sobre adesão ao plano de cuidado das famílias, além de a unidade servir como rede de apoio para mulheres/mães que cuidam de suas crianças e para a população imigrante.
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