Olá,

Visitante

Um Olhar Voltado para o Campo

Categoria não especificada

A família é uma subunidade social que contem o individuo e é contida pela comunidade na qual está inserida em uma equipe de saúde da família. O brasil tem uma madura estrutura que envolve o tema da assistência á saúde como um direito social e dever do Estado. O Estado deve garantir a saúde a todos, mediante politicas sociais e econômicas que visem á redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário ás ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O mesmo dispositivo legal, exige a organização, por parte do estado, das ações e serviços públicos, priorizando as atividades preventivas do atendimento integral e o atendimento assistencial, destacando a participação da comunidade. Abordar a questão da família como centro da Atenção Primaria á Saúde é uma situação prioritária, especialmente se a colocarmos na estratégia de reorganização do sistema de saúde. A família é tida como a base dessa sociedade, tendo especial proteção do estado. As visitas permitem conhecer as condições de vida e habitação das famílias, as relações que estabelecem o ambiente domestico e as condições de adoecimento. É uma atuação terapêutica a pacientes acamados e domiciliados, mas também, a maneira pela qual a equipe realiza a busca ativa aos faltosos, e os que não conseguem se deslocar até a unidade de saúde. Na oportunidade, os trabalhadores do local receberam orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Hipertensos, diabéticos, Gestantes e suas formas de prevenção e tratamento, além de avaliação e atualização da caderneta de vacina. A presença dos profissionais de saúde em domicilio é essencial, uma maneira de ofertar assistência aos paciente. Nossos profissionais trabalham incansavelmente nessa busca ativa, principalmente na zona rural.

Com o plano de atendimento na área rural , podemos identificar os faltosos e assim fazer a prevenção e tratamento de cada individuo.

Através das avaliações das carteiras de vacinas, podemos ampliar a cobertura vacinal, pois ao identificar as necessidades de cada individuo, podendo assim executar as ações necessárias.

Devido a dificuldade de locomoção e acesso dos moradores rurais, pensou se ao levar a estratégia de saúde da família o mais próximo deles.

Principal

Francine Walderramas dos Santos

Coautores

Francine Walderramas dos Santos

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro