Olá,

Visitante

Um Novo Sorriso para os Nossos Ribeirinhos.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Tínhamos como finalidade no projeto a oferta de assistência integral dos serviços básicos em odontologia uma vez que deparamos com uma população carente de assistência e mudanças de hábitos em relação a prevenção e tratamento odontológico. Os estudante a princípio identificamos e mapeamos dezenas de necessidades em profilaxia e conclusão de tratamentos, partindo daí a equipe teve uma visão de trabalho em torno da população, os adultos jovens foi mapeado a grande necessidade de voltar a sorrir, o que fez a finalidade do projeto mostrar a sua cara, no sorriso após a instalação da próteses dentaria. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Mediante o mapeamento a assistência em odontologia o paciente identificado nas comunidades era encaminhado ao Laboratório de Próteses Dentaria realizava sua moldagem e saia agenda com o horário de retorno do outro dia para instalação da mesma. Uma vez que a UBSF permaneceria em cada Polo de Assistência um período de 03 a 06 dias dependendo do número de comunidades abrangendo o Polo. O Laboratório de Próteses dentaria atua com o Auxiliar protético e o Protético assim como a equipe de Saúde Bucal lotada na UBSF com a composição do Cirurgião Dentista e Auxiliar de Consultório Dentário. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Os indicadores foram elaborados a nível de monitoramento de satisfação dos usuários. Foram realizada os seguinte mapeamento, por área Polo que a UBSF atuou no período citado: PERIODO

O Município de Humaitá – Amazonas, localizado a 200km de Porto Velho capital de Rondônia, tem uma cobertura populacional de mais de 52.230 habitantes, com atuação de 65% de Atenção Básica em Saúde, ofertando assistência através de 13 (treze) Equipes de Saúde da Família com Saúde Bucal e 01 (um) Núcleo de Apoio a Saúde da Família. No mês de agosto/2016 foi inaugurado a Unidade Básica de Saúde Fluvial –UBSF Irmã Angélica Tonetta, a qual com a estrutura básica ofertada passou a atender as áreas ribeirinhas da abrangência do Município de Humaitá, chegando a atuar de Outubro de 2016 a Janeiro de 2017 em mais de 68 comunidades das 109 pertencentes a região. Pensando na expansão de abrangência em saúde a qual seria ofertada pela Estrutura da UBSF, a gestão criou o projeto “Um novo sorriso para os nossos Ribeirinhos”, através da adaptação de um dos cômodos da embarcação, foi adaptado com todas as necessidades o Laboratório de Próteses Dentária, em com a oferta da assistência odontologia ocorreria ali a referência para instalação de Próteses Dentária.

Concluímos com este projeto que ainda muitos sorrisos, tem chance de serem renovados como esse, e que a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde não mediara esforços para realizar tal necessidade e com certeza um sonho que muitos ribeirinha almejam. A Saúde Bucal do usuário e uma grande avanço na saúde bucal e nossa população ribeirinha almeja esse avanço, hoje podemos dizer com a experiência apresentada e vivenciada em nosso Município que esse sonho só depende de esforços para ser realizados.

Principal

Elisabeta Decesaro

semsahumaita@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Humaitá

Amazonas

Norte

Instituição

Travesssa do Hospital, S/N, Antigo Hospital, Bairro São José

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Laura Patricia S. do Nascimento Souza, Elizabeta Decesário

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba