- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Ana Amélia Machado Duarte
- 03 maio 2024
A implantação do Curso EdpopSUS surgiu através da coordenação estadual, devido a profissionais que tinham feito o curso. A proposta inovadora do curso e sua estratégia metodológica está respaldada na educação libertadora de Paulo Freire, na (re)construção da lógica do cuidado em saúde e novas práticas para a educação. Acreditamos na defesa do SUS e numa prática de cuidado transformadora. Contribuir com a PNEP-SUS, qualificando a prática de profissionais e lideranças nos territórios. Incentivar a criatividade na produção de práticas de cuidado. Fomentar a instrumentalização de novas estratégias pedagógicas para a formação. O grupo teve 35 educandos, 17 encontros semanais, dos quais dois foram para a mostra municipal organizada pela turma. As atividades envolveram rodas de conversa, ciranda, promoção da saúde, material informativo. O material didático foi norteador para as práticas educativas, mas também possibilitou novos arranjos e adequações feitos de acordo com as necessidades do público e a realidade local. O curso estimulou a participação de forma a ampliar a autonomia e capacidade de construção do cuidado dos participantes, protagonistas desse processo. Seguimos a linha freiriana do diálogo, em que criamos um ambiente de reflexão e ampliação do conhecimento crítico gerado ao redor de cada tema.
Dificuldade de interação entre os técnicos de enfermagem e lideranças comunitárias, com os usuários da estratégia saúde da família, ocasionando baixa adesão da população no desenvolvimento de grupos e outras ações para promoção da saúde.
O curso tem sua formulação e material distribuído nacionalmente através da Fiocruz. Quando desenvolvido no município, ele possibilita a identificação de novas estratégias para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde e cuidado com a população. A interação que promove entre os profissionais participantes e lideranças comunitárias é traduzido com o fortalecimento da rede e o engajamento entre as equipes, com o estreitamento dos vínculos entre os profissionais que também reflete na relação profissional-usuário. Para além disso, a maior recomendação está na possibilidade que esse curso promove de reflexão das práticas, ofertando um novo modo de produzi-las, de forma democrática, dialógica e libertadora. O aumento dos grupos de sala de espera e rodas de conversas nas unidades, reflete isso. A adesão dos usuários passa a ser maior, assim como a qualidade da participação.
Av. Roberto Silveira, 46 - Centro, Maricá - RJ
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO