Olá,

Visitante

Tudo Lindo: Construindo Histórias a Partir da Leitura de Mundos

INTRODUÇÃO:A implantação do Curso EdpopSUS surgiu através da Coordenação Estadual, devido a profissionais que tinham feito o curso. A proposta inovadora do curso e sua estratégia metodológica está respaldada na educação libertadora de Paulo Freire, na (re)construção da lógica do cuidado em saúde e novas práticas para a educação. Acreditamos na defesa do SUS e numa prática de cuidado transformadora.OBJETIVOS: Contribuir com a PNEP-SUS, qualificando a prática de profissionais e lideranças nos territórios.Incentivar a criatividade na produção de práticas de cuidado.Fomentar a instrumentalização de novas estratégias pedagógicas para a formação.METODOLOGIA: O grupo teve 35 educandos, 17 encontros semanais, dos quais dois foram para a Mostra Municipal organizada pela turma. As atividades envolveram rodas de conversa, ciranda, promoção da saúde, material informativo. O material didático foi norteador para as práticas educativas, mas também possibilitou novos arranjos e adequações feitos de acordo com as necessidades do público e a realidade local. O curso estimulou a participação de forma a ampliar a autonomia e capacidade de construção do cuidado dos participantes, protagonistas desse processo. Seguimos a linha Freiriana do diálogo, onde criamos um ambiente de reflexão e ampliação do conhecimento crítico gerado ao redor de cada tema.

Dificuldade de interação entre os técnicos de enfermagem e lideranças comunitárias, com os usuários da estratégia saúde da família, ocasionando baixa adesão da população no desenvolvimento de grupos e outras ações para promoção da saúde.

O curso tem sua formulação e material distribuído nacionalmente através da Fiocruz. Quando desenvolvido no município, ele possibilita a identificação de novas estratégias para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde e cuidado com a população. A interação que promove entre os profissionais participantes e lideranças comunitárias é traduzido com o fortalecimento da rede e o engajamento entre as equipes, com o estreitamento dos vínculos entre os profissionais que também reflete na relação profissional-usuário. Para além disso, a maior recomendação está na possibilidade que esse curso promove de reflexão das práticas, ofertando um novo modo de produzi-las, de forma democrática, dialógica e libertadora. O aumento dos grupos de sala de espera e rodas de conversas nas unidades, reflete isso. A adesão dos usuários passa a ser maior, assim como a qualidade da participação dos mesmos.

Principal

Gilson Luiz Andrade Marilia Guedes Limacamilla Maia Franco

marilial.edu@gmail.com

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Roberto Silveira, 46 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marilia Guedes Lima

Conta vinculada

marilial.edu@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Samu nas escolas – lei Lucas nas escolas da rede municipal de educação de São Luís
Maranhão
Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica
Práticas
Monitoramento Como Estratégia de Enfrentamento À Covid 19
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente em Saúde
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente, a Formação em Saúde na Ii Macrorregião de Saúde
Paraíba
Práticas
Sistematização da Rotina das Salas de Vacina no Município de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Capacitação dos Profissionais de Saúde para a Melhora da Qualidade de Vida do Paciente.
Rio de Janeiro
Práticas
Uso de Plantas Medicinais em Práticas Culinárias: uma Estratégia de Educação em Saúde
São Paulo