Olá,

Visitante

Tudo Lindo: Construindo Histórias a Partir da Leitura de Mundos

INTRODUÇÃO:A implantação do Curso EdpopSUS surgiu através da Coordenação Estadual, devido a profissionais que tinham feito o curso. A proposta inovadora do curso e sua estratégia metodológica está respaldada na educação libertadora de Paulo Freire, na (re)construção da lógica do cuidado em saúde e novas práticas para a educação. Acreditamos na defesa do SUS e numa prática de cuidado transformadora.OBJETIVOS: Contribuir com a PNEP-SUS, qualificando a prática de profissionais e lideranças nos territórios.Incentivar a criatividade na produção de práticas de cuidado.Fomentar a instrumentalização de novas estratégias pedagógicas para a formação.METODOLOGIA: O grupo teve 35 educandos, 17 encontros semanais, dos quais dois foram para a Mostra Municipal organizada pela turma. As atividades envolveram rodas de conversa, ciranda, promoção da saúde, material informativo. O material didático foi norteador para as práticas educativas, mas também possibilitou novos arranjos e adequações feitos de acordo com as necessidades do público e a realidade local. O curso estimulou a participação de forma a ampliar a autonomia e capacidade de construção do cuidado dos participantes, protagonistas desse processo. Seguimos a linha Freiriana do diálogo, onde criamos um ambiente de reflexão e ampliação do conhecimento crítico gerado ao redor de cada tema.

Dificuldade de interação entre os técnicos de enfermagem e lideranças comunitárias, com os usuários da estratégia saúde da família, ocasionando baixa adesão da população no desenvolvimento de grupos e outras ações para promoção da saúde.

O curso tem sua formulação e material distribuído nacionalmente através da Fiocruz. Quando desenvolvido no município, ele possibilita a identificação de novas estratégias para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde e cuidado com a população. A interação que promove entre os profissionais participantes e lideranças comunitárias é traduzido com o fortalecimento da rede e o engajamento entre as equipes, com o estreitamento dos vínculos entre os profissionais que também reflete na relação profissional-usuário. Para além disso, a maior recomendação está na possibilidade que esse curso promove de reflexão das práticas, ofertando um novo modo de produzi-las, de forma democrática, dialógica e libertadora. O aumento dos grupos de sala de espera e rodas de conversas nas unidades, reflete isso. A adesão dos usuários passa a ser maior, assim como a qualidade da participação dos mesmos.

Principal

Gilson Luiz Andrade Marilia Guedes Limacamilla Maia Franco

marilial.edu@gmail.com

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Roberto Silveira, 46 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marilia Guedes Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro