Os transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT) estão cada vez mais em evidência com o aumento de casos de adoecimento mental e do afastamento dos trabalhadores de suas atividades laborais, sendo um dos agravos em que o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Macronorte tem maior atuação, agindo na prevenção, promoção e reabilitação. Para pensar em formas de intervenção nas mais diversas causas e consequências do TMRT, é imprescindível uma escuta atenta e minuciosa.
Identificar e apontar sinais e sintomas de transtornos mentais relacionados ao trabalho e sua possível relação com os processos e organização do trabalho. Organizar ações de intervenção, prevenção e reabilitação para melhoria dos ambientes, processo o processo de escuta para identificar a ocorrência de transtornos mentais relacionados ao trabalho ocorreu em diversas ações efetuadas pelo Cerest Macronorte no ano de 2018. Essas ações são realizadas por uma equipe multiprofissional em uma área de abrangência de 52 municípios, compreendendo a 15ª e a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Cerest Macronorte situa-se em Palmeira das Missões. As ações são: visita técnica aos municípios da área de abrangência, acolhimento, avaliação e acompanhamento dos trabalhadores na sede do Cerest, atividades educativas em saúde do trabalhador realizadas com diversos profissionais, processos de vigilância em forças tarefas e ambientes de trabalho e discussões técnicas dos casos.
No processo de escuta, foram percebidos vários sinais e sintomas de agravo à saúde mental relacionado aos ambientes de trabalho em profissionais da saúde, da educação, trabalhadores do comércio, da agricultura, entre outros. Sobressaem-se agravos de estresse pós-traumático, depressão, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, síndrome de burnout, com causas como: sobrecarga de trabalho, pressão por resultados, assédio moral no trabalho, jornada excessiva, violência no trabalho, falta de valorização no trabalho e intoxicação por agrotóxicos. No plano de ação para 2019 do Cerest Macronorte, projetos de intervenção em saúde mental com profissionais de saúde, prevenção ao Assédio Moral no Trabalho e ações com o trabalhador rural. A escuta qualificada é importante para apurar e perceber os sinais e sintomas dos transtornos mentais relacionados ao trabalho e imprescindível para levantar as demandas necessárias de intervenção e ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde mental e trabalho no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Macronorte, propiciando um melhor planejamento e adequação das ações voltadas à saúde mental do trabalhador nas mais diversas áreas de trabalho.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO