Olá,

Visitante

Saindo das Sombras – da Notificação À Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental

No início de 2017, associando as recomendações da Organização Mundial da Saúde ao aumento do número de notificações de suicídios e tentativas de suicídio da população de Seara SC, a enfermeira da vigilância epidemiológica solicitou aos profissionais de saúde mental que elaborassem um trabalho de prevenção ao comportamento suicida. o plano de ação foi baseado no fato de que os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com intervenções de baixo custo. Ampliando o escopo, ações de prevenção e promoção de saúde também foram planejadas. em consenso entendeu-se a necessidade primária de capacitar os serviços de saúde para reconhecer os sinais e sintomas característicos do comportamento suicida, agir enquanto há tempo e também elaborar um fluxograma de atendimento para esses casos. Nos momentos seguintes, após capacitação das equipes, as ações foram focadas para a população em geral, para que também fique atenta ao comportamento de pessoas a sua volta e ao seu próprio comportamento.

Prevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população. A campanha intitulada Saindo das Sombras vem sendo desenvolvida em Seara desde agosto de 2017. Iniciou com capacitações sobre manejo ao comportamento suicida para as equipes de saúde, educação, assistência social, Conselho Tutelar e Hospital. em 2018 as ações desenvolvidas focaram na população: realização de debates sobre o tema nas rádios e com os legisladores, vinculada matéria no jornal, folders com orientações sobre o comportamento suicida foram elaborados e distribuídos em “pedágio” com apoio da Polícia Militar, uma roda de conversa multiprofissional com o tema “Cuide de sua saúde mental” foi realizada, e as equipes de saúde realizaram uma caminhada nas principais ruas da cidade com entrega de panfleto contendo dicas de saúde mental.

Realizar ações de prevenção ao comportamento suicida não nos possibilita necessariamente poder contabilizar quantitativamente quantas vidas foram ou serão salvas, e também quantas de fato aprimoraram a qualidade de vida e bem estar com as ações de promoção de saúde mental. No que se refere aos profissionais de saúde foi possível identificar a satisfação ao realizar ações de prevenção e ampliar as possibilidades de atuação, além de ter despertado o sentimento de equipe. Outro resultado que foi possível perceber foi a desmistificação do tema, com a população e os profissionais falando abertamente sobre o tema suicídio e sensibilizados com a importância da promoção de saúde mental. Saímos das sombras!A campanha toda foi pensada para que pudesse alcançar e impactar toda a comunidade Searaense, e as ações foram diversificadas em conteúdo e local de execução para atingir os objetivos da campanha. Manteremos monitoramento nas notificações e cruzamento de dados para usar como método avaliativo da eficácia da ação. Os resultados foram tão satisfatórios que as ações de saúde mental continuam acontecendo. E se realmente o sofrimento advir, estaremos prontos para atender e restabelecer a saúde!

Principal

Josiane Savoldi Bressan

josi_sav@yahoo.com.br

Coautores

Juliana Pegorini Foralosso, Catieli Paludo, Aneli Mior

A prática foi aplicada em

Seara

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Vicente Rech, 108, Apto 102 Centro, Seara/Sc 89770-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Flavio Joel Zolet

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal