Olá,

Visitante

Transmissão Vertical do Hiv em Santana do Livramento/ Rs

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Qualificar o atendimento às gestantes soro positivas, que até então eram atendidas nas UBS, o que originava uma resistência das mesmas, pois, o atendimento não era específico para sua condição de saúde. Tendo como parcerias a 10° CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), Santa Casa de Misericórdia (maternidade e berçário) e as UBS .ESF´s, PIM, Agente de Saúde e Conselho Tutelar.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Consiste no acompanhamento e cuidados com as gestantes soro positivas, com dedicação específica da enfermagem e corpo clínico (ginecologista e pediatra) orientando, acolhendo e explicando as rotinas em relação às medicações (TARV- Tratamento Antirretroviral) até a hora da internação para o parto cesáreo e ,após, o RN é encaminhado para a primeira consulta e acompanhamento com o pediatra do serviço . Tem como financiador a Programação Anual de Metas da cidade e utiliza como apoio material informativo contendo recomendações a cerca da adesão a terapia antirretroviral como uma alimentação adequada, uso das medicações, exames, vacinas a serem realizados tanto pela gestante como pelo bebê e a necessidade do comparecimento as consultas agendadas pelo instituição.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Este programa de saúde nos levou a uma visão abrangente em relação à prevenção e ao tratamento e acompanhamento de pacientes ( gestantes) portadores do HIV/AIDS. Tendo como método o acolhimento mais humanizado e personalizado dos pacientes, a busca ativa de pacientes. Nestes anos de realização do projeto foram atendidas 33 gestantes, que passaram pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e tiveram seus exames positivos para HIV. Destas 33 gestantes que aderiram ao Tratamento Antirretroviral 100% de seus bebes foram negativados para o HIV.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: EM SANTANA DO LIVRAMENTO O S.A.E COM SUA EQUIPE MULTI PROFECIONAL REALIZA O MONITORAMENTO E MATRICIAMENTO DE TODAS AS GESTANTES QUE SÃO ATENDIDAS NAS UBS E ESF´s. REALIZANDO ASSIM UM MELHOR FLUXO E ATENDIMENTO DESSAS GESTANTES.

Em 2005 foi implantado na cidade de Santana do Livramento, RS, fronteira seca entre Brasil e Uruguai, que apresenta características peculiares como o fluxo livre entre ambas as cidades de turistas, caminhoneiros ,profissionais do sexo,usuários de drogas e assentamentos que requerem uma atenção especifica das autoridades de saúde, o projeto Controle da Transmissão Vertical em Santana do Livramento, através da Coordenação DST/AIDS dacidade, visando qualificar o atendimento ás gestantes soro positivas, que até então eram atendidas nas UBS, o que originava uma resistência das mesmas ,pois, o atendimentonão era especifico para sua condição de saúde .

O PROGETO DA TRASMISSÃO VERTICAL TEVE COMO RESULTADO EM SANTANA DO LIVRAMENTO ZERAR OS CASOS DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV DA MÃE PARA O RN DURANTE A GESTAÇÃO E NA HORA DO PARTO.CONCLUSÕES: O PROJETO E DE SUMA IMPORTANCIA PARA A INSTITUIÇÃO, POIS, EXISTE UMA DEMANDA DE PACIENTES A SEREM ATENDIDOS, LEVANDO A SUA CONTINUIDADE.

Principal

Luiz Henrique Soares Brum

A prática foi aplicada em

Sant'Ana do Livramento

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

RUA GRAL. CAMARA 1668

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luiz Henrique Soares Brum

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Oferta e Inserção do DIU pelo Enfermeiro na Atenção Primária a Saúde do Município de Assunção
Paraíba
Práticas
A prática da natação para crianças e adolescentes com deficiência em município do sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Potencializando ações e atendimentos itinerantes nos bairros para melhoria e alcance de metas
Paraíba
Práticas
Implantação do cuidado farmacêutico na atenção básica, integrando farmácia a rede de atenção a saúde
Paraíba
Práticas
A eficácia do instrumento de classificação de risco gestacional na atenção primaria à saúde.
Paraíba