Consiste na adaptação da tecnologia social Território Inventivo, criada pelo Observatório de Favelas em 2014, para o campo da saúde. Sua metodologia foca em ações formativas e incidência política articuladas por diagnósticos e agendas territoriais em favelas. A presente proposta consiste na replicação desta tecnologia social direcionando sua linha temática prioritária para as práticas populares de promoção à saúde na Maré, com foco em formação, e se concentra na realização de uma formação e ações de mobilização social nos campos da Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental, com gestores de organizações e ativistas locais.

Buscamos a formação de lideranças e a mobilização em rede com foco na construção de agenda local, baseada em diagnóstico territorial e articulada a ações de visibilização, como estratégia de ampliação da participação popular nos campos da saúde e desenvolvimento territorial.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: Diagnóstico territorial com pesquisas prévias originais e dados públicos.
FORMAÇÃO: Curso em Habitação Social, Saúde e Justiça Socioambiental para lideranças populares e ativistas locais.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Construção de Agenda de Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré com lideranças, gestores de organizações sociais e profissionais de equipamentos públicos locais.
VISIBILIZAÇÃO: Difusão dos resultados do projeto e incidência política com Evento Público de Lançamento da Agenda, ações de comunicação territorial e disseminação dos resultados.

1. Ampliar a produção de conhecimento sobre a Maré com a consolidação de diagnóstico territorial sobre habitação, saúde e justiça socioambiental.
2. Contribuir para a formação de lideranças, ativistas e gestores de organizações populares da Maré dentro do campo temático habitação, saúde e justiça socioambiental.
3. Fomentar a mobilização social de lideranças territoriais e gestores de organizações da Maré, visando ampliar a participação popular na construção de estratégias de incidência política no campo das políticas públicas de habitação, saúde e justiça socioambiental
4. Visibilizar e disseminar ações e resultados obtidos, a partir da divulgação das metodologias, agendas e pautas construídas no projeto.

Produção de Conhecimento:
Relatório de Diagnóstico Territorial sobre Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré, baseado na sistematização e consolidação de informações públicas e dados locais previamente coletados pelo Observatório de Favelas e outras organizações do território.

Formação:
Curso de Formação em Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental para 15 ativistas, lideranças e gestores de organizações populares da Maré.

Mobilização Social:
Agenda Coletiva sobre Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré em formato ebook, incluindo pautas prioritárias e estratégias de incidência e reivindicação de direitos.

Visibilização:
Evento público de lançamento da agenda para moradores da Maré, profissionais da saúde e gestores públicos;
Ações locais de comunicação pedagógica com resultados da Agenda de Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré.
Ações de comunicação online com as organizações e ativistas da rede do projeto via mídias sociais.

Principal

Lino Teixeira

lino@observatoriodefavelas.org.br

Coordenação

Coautores

Lino Teixeira, Ana Clara Monteiro-Macedo, Júnior Pimentel, Victoria Alves

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Teixeira Ribeiro, 535 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Antônio Pimentel Sequeira Júnior

Conta vinculada

03 jun 2025

CADASTRO

03 jun 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io