Consiste na adaptação da tecnologia social Território Inventivo, criada pelo Observatório de Favelas em 2014, para o campo da saúde. Sua metodologia foca em ações formativas e incidência política articuladas por diagnósticos e agendas territoriais em favelas. A presente proposta consiste na replicação desta tecnologia social direcionando sua linha temática prioritária para as práticas populares de promoção à saúde na Maré, com foco em formação, e se concentra na realização de uma formação e ações de mobilização social nos campos da Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental, com gestores de organizações e ativistas locais.
Buscamos a formação de lideranças e a mobilização em rede com foco na construção de agenda local, baseada em diagnóstico territorial e articulada a ações de visibilização, como estratégia de ampliação da participação popular nos campos da saúde e desenvolvimento territorial.
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: Diagnóstico territorial com pesquisas prévias originais e dados públicos.
FORMAÇÃO: Curso em Habitação Social, Saúde e Justiça Socioambiental para lideranças populares e ativistas locais.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL: Construção de Agenda de Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré com lideranças, gestores de organizações sociais e profissionais de equipamentos públicos locais.
VISIBILIZAÇÃO: Difusão dos resultados do projeto e incidência política com Evento Público de Lançamento da Agenda, ações de comunicação territorial e disseminação dos resultados.
1. Ampliar a produção de conhecimento sobre a Maré com a consolidação de diagnóstico territorial sobre habitação, saúde e justiça socioambiental.
2. Contribuir para a formação de lideranças, ativistas e gestores de organizações populares da Maré dentro do campo temático habitação, saúde e justiça socioambiental.
3. Fomentar a mobilização social de lideranças territoriais e gestores de organizações da Maré, visando ampliar a participação popular na construção de estratégias de incidência política no campo das políticas públicas de habitação, saúde e justiça socioambiental
4. Visibilizar e disseminar ações e resultados obtidos, a partir da divulgação das metodologias, agendas e pautas construídas no projeto.
Produção de Conhecimento:
Relatório de Diagnóstico Territorial sobre Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré, baseado na sistematização e consolidação de informações públicas e dados locais previamente coletados pelo Observatório de Favelas e outras organizações do território.
Formação:
Curso de Formação em Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental para 15 ativistas, lideranças e gestores de organizações populares da Maré.
Mobilização Social:
Agenda Coletiva sobre Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré em formato ebook, incluindo pautas prioritárias e estratégias de incidência e reivindicação de direitos.
Visibilização:
Evento público de lançamento da agenda para moradores da Maré, profissionais da saúde e gestores públicos;
Ações locais de comunicação pedagógica com resultados da Agenda de Habitação, Saúde e Justiça Socioambiental na Maré.
Ações de comunicação online com as organizações e ativistas da rede do projeto via mídias sociais.
Rua Teixeira Ribeiro, 535 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO