Olá,

Visitante

Tecnologia da informação e comunicação como estratégia para a oferta de um atendimento humanizado a população do Sistema Único de Saúde (SUS)

Introdução: O Call Center foi implantado com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários que buscam o serviço de saúde, tornando-o mais ágil e resolutivo, pois, esse é o foco da gestão em saúde. Esse conceito se estrutura na coleta de dados e na disponibilidade de informações integradas de atendimentos, contemplando registros de vacinação, agendamento de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, laboratório, urgência e emergência, além de outros serviços de saúde.

Justificativa: A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador percebeu a necessidade de se aproximar mais dos cidadãos, a princípio para fazer um trabalho de combate à Dengue na cidade de Salvador-BA, após passar o período de risco e com a redução da procura dos cidadãos, o Disque Dengue foi ampliado, oferecendo outros serviços para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde ? SUS, por isso, o nome do serviço mudou para Disque Saúde 160.

Objetivos: Apresentar a experiência da implantação de um canal de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde e a população do Município do Salvador-Ba. Descrição Sucinta: O Disque Saúde 160 foi criado com o objetivo de ampliar o canal de comunicação entre a SMS e a população de Salvador, inicialmente para tratar de assuntos relacionados à dengue. A ação pioneira pretendia agilizar o atendimento de denúncias e notificações de agravos, já que a cidade corria o risco de ter uma epidemia da doença.

Ampliar o canal de comunicação entre a SMS e a população de Salvador.

Principal

Michele de Carvalho Valeijo

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Michele de Carvalho Valeijo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba