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TEA/TDAH: inclusão sem discriminação

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições neurológicas distintas, mas existe uma correlação entre elas. De acordo com a literatura médica, cerca de 30 a 50% das crianças com autismo também apresentam sintomas de TDAH. Por outro lado, aproximadamente 2 a 16% das crianças com TDAH apresentam características de autismo.

A presença simultânea de ambos os transtornos pode complicar o diagnóstico e o tratamento, pois os sintomas podem se sobrepor e interferir uns nos outros. Por exemplo, a hiperatividade e a impulsividade associadas ao TDAH podem mascarar ou obscurecer as características sociais e de comunicação do autismo. Além disso, o TDAH também pode afetar negativamente o desenvolvimento social e as habilidades de comunicação de uma criança autista.

O que moveu a essa iniciativa foi a ausência do Poder Público em promover a verdadeira inclusão da Pessoa com Deficiencia, em especial às Crianças com Trantorno do Espectro Autista (TEA) e TDAH.

Os resultados obtidos foi a inclusão de 274 criança com TEA e 150 com TDAH no processo de Reabilitação por uma Educação Inclusiva.

Uma das dicas que é que haja mais empenho das partes envolvidas.

Principal

GERALDO SOUZA DE OLIVEIRA FILHO

geraldosouzadeoliveirafilho@gmail.com

Diretor Presidente

Coautores

GERALDO SOUZA DE OLIVEIRA E FLAVIA RAQUEL PEREIRA MENDES

A prática foi aplicada em

Monteiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA SIZENANDO RAFAEL, Nº 434 - CENTRO - MONTEIRO - PARAIBA

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

GERALDO SOUZA DE OLIVEIRA FILHO

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

22 fev 2024

e atualizada em

22 fev 2024

Início da Execução

19/11/2012

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos