Tabuleiro Educativo do Fiscal Mirim: instrumento de sensibilização do campo de atuação da vigilância sanitária municipal

Um dos principais mecanismos de mudar a realidade cotidiana de uma sociedade é através da educação em saúde. Esse processo tem maior destaque quando utiliza-se essa estratégia com crianças e adolescentes. Uma das maneiras de promover a educação em saúde é por meio de jogos educativos. Nesse sentido, buscou-se relatar uma ação executada no município que visou sensibilização de estudantes do ensino fundamental sobre o campo de atuação da vigilância sanitária municipal, através da elaboração e distribuição de um jogo de tabuleiro educativo em escolas municipais.

Elaborar e divulgar um jogo de tabuleiro educativo como estratégia de sensibilização da população sobre o campo de atuação da vigilância sanitária municipal. Elaborou-se um jogo de tabuleiro educativo contendo os principais pontos de atuação da vigilância sanitária no município. o jogo foi implantado, em 2017, em três escolas municipais, localizada em bairros diferentes, envolvendo 268 alunos. em cada escola selecionou-se turmas a partir do 2 ano letivo do ensino fundamental. em seguida, a equipe de vigilância apresentou uma palestra sobre a atuação do setor, sensibilizando as crianças a se tornarem fiscais sanitários mirins para identificarem aspectos sanitários falhos da sociedade e denunciarem a situação na vigilância sanitária. Após o término da apresentação, entregou-se o jogo para cada criança explicando como jogá-lo. Após a ação comparou-se o número de denúncia recebidas em 2017 e 2018.

Ao comparar o número de total de denúncias recebidas e atendidas durante o período antes e após implantação do jogo observou-se aumento de 18,3 % do número recebido entre 2017 (29 denúncias recebidas/atendidas) e 2018 (42 denúncias recebidas/atendidas). as denúncias em 2018 distribuíram-se em todo território municipal e tiveram como principal motivo a criação de animas (16/42), seguida por acumuladores de lixo (9/42), infestação de vetores e animais peçonhentos (8/42), produtos vencidos sendo comercializado (3/42) e abate clandestino (2/42).o uso do tabuleiro educativo serve como estratégia educacional em saúde sobre vigilância sanitária na sensibilização de crianças e adolescente nas escolas. E com isso tornou-se uma experiência exitosa por ter favorecido o aumento do número de caso de denúncias.

Principal

Elane Rafaella Cordeiro Nunes Serafim

elane.rafaella@gmail.com

Coautores

Paulo Marques

A prática foi aplicada em

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Cupira

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Paulo Marques

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

22 maio 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas