Objetivos
Geral:
Promover a saúde bucal entre os alunos da rede pública, desde a creche até o EJA, por meio de ações educativas e distribuição de kits de higiene.
Específicos:
Realizar, no ensino infantil palestras e atividades lúdicas sobre saúde bucal com os alunos.
Distribuir kits de higiene bucal, contendo 1 escova, 3 cremes dentais e 1 fio dental. Essas entregas são feitas de 3 em 3 meses, ao longo do ano, visto que a Sociedade Brasileira de Odontologia recomenda trocar a escova de dentes a cada três meses.
Realizar avaliações odontológicas periódicas, pelas equipes das ESFS.
Incentivar a participação da comunidade escolar e das famílias na manutenção da higiene bucal, através de folders com informações sobre escovação em todas as faixas etárias e palestras através das ações do PSE.
Realizamos o levantamento de toda a capacidade instalada da rede municipal de ensino da creche ao EJA e discussões com as equipes Saúde-Educação.
A cada trimestre é realizada a distribuição dos kits junto com os folders informativos para a rede e realizado através da equipe de promoção da saúde palestras interativas e lúdicas para alunos.
As equipes das Esfs realizam avaliação odontológica inicial e acompanhamento dos casos que necessitam de atendimento especializado.
Envolvimento dos responsáveis em ações educativas para reforço dos cuidados em casa.
A saúde bucal infantil e juvenil é um dos principais desafios da atenção primária, especialmente entre alunos da educação infantil e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O acesso irregular a produtos de higiene bucal e a falta de informação contribuem para altos índices de cáries e doenças periodontais. Diante desse cenário, foi criado o projeto “Sorriso Saudável”, visando fortalecer hábitos saudáveis por meio da educação e distribuição de kits de higiene bucal.
A escola é por excelência, um local adequado para o desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal por reunir alunos com faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas. A importância da introdução sobre os cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar é recomendada, pelo fato de as crianças estarem em fase de descobertas e em processo de aprendizagem.
Maior adesão dos alunos à escovação diária e uso correto do fio dental.
Redução dos índices de cáries e outros problemas bucais entre os participantes.
Aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal.
Estratégias lúdicas e interativas se mostraram mais eficazes para o engajamento dos alunos.
Importância da articulação com serviços de saúde, equipe de Promoção da saúde e ESFS.
Importância da parceria entre as secretarias envolvidas no projeto, para continuidade deste projeto.
Rua Rio das Flores, 90 - Porto da Roça, Saquarema - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO