Simpósio conhecendo o alzheimer: uma experiência de sucesso

Com a proposta de alertar e orientar a todos, a prefeitura de Casimiro de Abreu por meio da Secretaria de Saúde realizou, no dia 22 de janeiro, o Simpósio conhecendo o alzheimer que reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir o assunto. Foi uma oportunidade para conhecer sobre a doença que atinge, na maioria dos casos, pessoas com mais de 60 anos, faixa etária que mais cresce no país, especialmente na região Sudeste, onde concentra-se a maior população idosa do Brasil (Fonte: IBGE). No evento foram abordados questões como prevenção, primeiros sinais da doença muitas vezes não percebidos pela família, tratamento, alimentação, cuidados importantes do dia a dia para a qualidade de vida da pessoa com a doença e o bem estar de toda a família. Foi um grande encontro aberto para todos, com a participação de cuidadores, familiares, profissionais de saúde e pessoas com 60 anos ou mais. O simpósio conhecendo o alzheimer contou com a presença do neurologista, doutor Matheus de Campos Medeiros, neurofisiologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, especialista do ambulatório de especialidades médicas da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu e houve ainda as palestras: Fisioterapia na doença do alzheimer com o fisioterapeuta Alberto Souza, professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e especialista em anatomia e biomecânica.

A doença de alzheimer é caracterizada como uma doença neurológica degenerativa, progressiva e irreversível que deteriora progressivamente o nível cognitivo do indivíduo, e mais tarde o funcionamento de todo o seu organismo (Almeida, Gomes & Nascimento, 2014).

Esta experiência é de fundamental importância na gestão de saúde pública proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da população em consonância com a política nacional de saúde do idoso. Sabemos que a doença de Alzheimer, está entre as doenças com maiores custos sociais do mundo. Estes custos têm tendência a aumentar com o envelhecimento da população, tornando-se cada vez mais um problema social. Os custos associados à doença de alzheimer incluem despesas médica, despesas com enfermagem ou apoio domiciliário.

Principal

Luciane de Souza Barbosa Stutz

secsaudecasimiro@gmail.com

Coautores

Luciane de Souza Barbosa Stutz

A prática foi aplicada em

Casimiro de Abreu

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu (RJ)

Rua Franklin José dos Santos, 42 - Centro, Casimiro de Abreu - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciane de Souza Barbosa Stutz

Conta vinculada

04 ago 2022

CADASTRO

30 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas