Olá,

Visitante

Brigada em saúde ambiental

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo – RJ vêm buscando estratégias para desenvolver um processo ativo e contínuo onde se deseja promover mudanças de conhecimento, atitudes e comportamento de um determinado segmento ou até mesmo da sociedade de maneira geral. Várias são as atividades que possibilitam este desenvolvimento, e a capacitação de multiplicadores é um dos meios disponíveis para tornar eficaz este processo.
O controle das doenças transmitidas por vetores, seja, Dengue, Chikungunya e Zika Vírus não depende apenas dos órgãos de saúde e sim de toda a sociedade. Desta forma, a parceria com as instituições civis é de extrema importância para o alcance dos objetivos.

A estratégia utilizada no desenvolvimento deste projeto visa à capacitação de funcionários, preferencialmente aqueles ligados ao setor de limpeza e manutenção de entidades civis e públicas, localizadas no município de São Gonçalo – RJ, entre elas, condomínios residenciais, empresas, escolas e outros. São definidos junto a instituição, a quantidade de pessoas e horários para que seja feita a capacitação, sempre entendendo que uma vez capacitados, os envolvidos deverão realizar pelo menos uma vez por semana a vistoria de seu ambiente, com vistas a eliminação de criadouros de mosquito, evitar a formação de novos criadouros e a proteção do ambiente a qual está inserido.

Capacitação de grupos de pessoas para atuar em diversos seguimentos da sociedade civil visando o controle do Aedes aegypti.

Podemos afirmar que mediante os resultados obtidos em São Gonçalo, este projeto é factível e deve ser pensado como uma estratégia eficiente no controle do Aedes aegypti, sabemos que somente a aplicação de inseticidas não é a melhor opção no controle deste vetor, mas com um processo de conscientização de todos podemos eliminar, ou melhor, diminuir a níveis aceitáveis a quantidade de mosquitos nas residências e assim evitar casos de arboviroses, presentes em diversos municípios do Brasil.

Principal

Adaly Fortunato da Silva Junior

brigadaemsaude@gmail.com

A prática foi aplicada em

São Gonçalo

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Adaly Fortunato da Silva Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 ago 2022

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba