Olá,

Visitante

Serviço Noturno

desde o início do ano de 2020 o CAPS reconheceu em nosso território de abrangência, grupos em vulnerabilidade e com dificuldade em acessar aos serviços de saúde da área. Trata-se de pessoas transexuais que trabalham no entretenimento sexual adulto, durante o período noturno. Esse serviço se iniciou com a escuta de uma usuária do CAPS que frequentemente relatava os problemas enfrentados por pessoas de seu grupo para acessar os serviços de saúde. Essa usuária do serviço, que hoje é contratada como profissional Redutora de Danos do CAPS ajudou a coordenação a organizar o serviço, de modo a facilitar o acesso à esse grupo específico. Assim, 2 vezes na semana, durante o período noturno, a equipe do CAPS, junto com esta Redutora de Danos vai até as cenas de prostituição fazer ações de promoção de saúde, a partir de ações de redução de danos, além de fazer acolhimento de grupo de “mulheres trans” em locais de prostituição. Essas ações consistem desde a oferta de preservativos, gel lubrificante até acompanhamento para que as mesmas consigam ter acesso à rede de saúde como Atenção Básica para tratamento em saúde geral e hormônioterapia, entre outros serviços.

Essas ações consistem desde a oferta de preservativos, gel lubrificante até acompanhamento para que as mesmas consigam ter acesso à rede de saúde como Atenção Básica para tratamento em saúde geral e hormônioterapia, entre outros serviços. Voltado para a população trans/travesti

Maior investimento no que diz respeito ao investimento público através de transporte fixo dos profissionais, insumos de saúde de forma geral, articulação com outros serviços públicos, investimento em promoção de saúde, fortalecimento das práticas, maior investimento em educação permanente para os profissionais.

Principal

Taiana Kronemberg Ribeiro da Silva

TAIANA.KRONEMBERG@GMAIL.COM

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rio de Janeiro

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Taiana Kronemberg Ribeiro da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Explorando as possibilidades: atividade aquática no tratamento de TEA no município de Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Protocolo de passagem de plantão no serviço residencial terapêutico: um relato de experiência
Paraíba
Práticas
Ressignificando vidas através das artes manuais: uma vivência do CAPS I Umbuzeiro-PB
Paraíba