- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Finalidade da experiência: ampliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos diferentes níveis da atenção primária à saúde, visando à efetividade no atendimento prestado aos cidadãos. Para o atingimento do objetivo proposto, tem-se por estratégia o funcionamento estendido de Unidades de Saúde, até às 22 horas, com ampliação da oferta de ações e incorporação de tecnologia e inovação na atenção primária: acesso avançado, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, atendimento odontológico, vacinação, entre outros. Número de consultas, resolutividade e numero de pessoas procurando marcação de consultas.
Considerando que 75% da população que procura atendimento nos pronto-atendimentos de Porto Alegre é classificada como verde ou azul, identifica-se a necessidade de promover maior acesso aos serviços de saúde prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destaca-se, neste sentido, os serviços de Atenção Primária, que tem o potencial de auxiliar na resolutividade de grande parte das demandas de saúde da população, direcionando ao atendimento especializado de média e alta complexidade apenas os casos realmente necessários, de forma regulada e mediada pela inovação e tecnologia.
As unidades saúde noite e dia ampliam acesso na atenção primária com alta resolutividade e reduzem a necessidade de atendimentos em horários usuais.
Av. João Pessoa, 325 - Farroupilha, Porto Alegre - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO