Olá,

Visitante

Pró-Mamá: Programa Municipal de Aleitamento Materno de Osório (RS)

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: o PRÓ-MAMÁ tem como objetivo padronizar a assistência ao recém-nascido e as ações de orientação às nutrizes no manejo ao aleitamento materno, a fim de aumentar os índices de amamentação, reduzir o desmame precoce e a morbimortalidade neonatal no município de Osório. Esta ação faz parte da Rede Cegonha e sua implementação norteia a conduta de todos os profissionais da Atenção Básica.

DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O PRÓ-MAMÁ promove a formação de um profissional de referência em cada equipe de Estratégia de Saúde da Família, com o objetivo de atuar de forma mais próxima ao território e aos usuários, principalmente nos primeiros dias de vida, intervindo o mais breve possível. Tais profissionais estão sendo capacitados constantemente pela equipe multidisciplinar do PRÓ-MAMÁ. Foi realizada uma capacitação inicial com estes profissionais no intuito de balizar os conteúdos técnico-científicos e, atualmente, acontecem encontros bimestrais para discussão de casos e educação permanente com base na literatura científica. Estas referências atuam diretamente no acompanhamento da díade mãe-bebê em seu território adscrito através de visita domiciliar e atendimentos na Unidade de Saúde. Os casos mais complexos são discutidos e encaminhados para a equipe multiprofissional do PRÓ-MAMÁ que é composta por fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Outras ações desenvolvidas pelo programa compreendem grupos, orientação, sala de espera, visitas domiciliares, interconsultas e discussão de casos no intuito de que a introdução de fórmulas infantis ou leite de vaca seja a última opção. Vislumbrando uma maior interação entre o programa e a comunidade Osoriense, a equipe do PRÓ-MAMÁ, juntamente com a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, está desenvolvendo um aplicativo municipal voltado à amamentação. O aplicativo complementa as ações das Equipes de Saúde, sem substituir a atuação profissional.

INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Foi realizado um levantamento do índice de aleitamento materno nas equipes de Estratégias de Saúde da Família, durante os meses de setembro e outubro de 2016. Estes dados servem como parâmetro inicial do programa a fim de possibilitar avaliação posterior da efetividade deste, obter informações atualizadas acerca do aleitamento materno até os 24 meses de vida da criança, bem como nortear as políticas públicas em relação ao aleitamento materno no município. Foram coletados dados em relação ao aleitamento materno exclusivo, uso de fórmulas infantis e leite de vaca, bem como sobre a introdução alimentar. Destes, destaca-se que 47,09% dos bebês da amostra de 0 a 6 meses estão em aleitamento materno exclusivo. Tais dados estão em consonância com a literatura atual. A 2ª Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal, de 2009 a prevalência do AME até 6 meses foi de 41% n

O aleitamento materno é uma diretriz preconizada pelo Ministério da Saúde devido a sua importância do ponto de vista da saúde física e emocional, tanto para a mãe quanto para o bebê. Ações educativas, orientação e apoio desde a gestação até o puerpério são importantes para superar obstáculos vivenciados no decorrer do aleitamento e prevenir assim, o desmame precoce. No intuito de aumentar os índices de aleitamento materno e qualificar a atenção no município, a equipe de fonoaudiologia e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF organizaram juntamente com a gestão o Programa Municipal de Aleitamento Materno (PRÓ-MAMÁ), no município de Osório (RS).

Tendo em vista o curto período de implantação do programa, já é possível avaliar que o mesmo está em consonância com as diretrizes do SUS para a Atenção Básica de forma a articular e qualificar as ações de promoção da saúde. O diferencial do PRÓ-MAMÁ está nos profissionais de referências que representam uma maior capilaridade das equipes no território facilitando o acesso dos usuários à rede.

Principal

Ana Paula de Carvalho Sudbrack,Celina Rech Maggi,Gislaine Teixeira Ferreira,Viviane Iara Heckler

apsudbrack@gmail.com

A prática foi aplicada em

Osório

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Rua Garibaldi, 255 - Osório - RS

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Paula de Carvalho Sudbrack,Celina Rech Maggi,Gislaine Teixeira Ferreira,Viviane Iara Heckler

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

01 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba