Olá,

Visitante

Saúde na Comunidade: Levando o Serviço de Saúde para A Prática Cotidiana com Olhar na Atenção Básica

Tendo em vista a ESF como um modelo que procura reorganizar a Atenção Básica de acordo com as diretrizes do SUS com o apoio do NASF, privilegiando a construção de redes de atenção e cuidado, o município de Flor do Sertão implementou o programa “A saúde vai a sua comunidade”. Efetivando ações desde o ano de 2009 o programa atende todos os munícipes facilitando o acesso aos serviços em saúde e aproximando a equipe dos usuários, proporcionar melhoria das condições biopsicossociais e tornar o ESF a porta principal do SUS. o programa vem como ferramenta de acesso através de ações descentralizadas de cuidado e visita in loco, conhecendo a realidade, condições de saúde, propondo ações de melhoria através de intervenções em redes assistenciais, levando a equipe ESF e NASF a percorrer todas as comunidades interioranas do município com ações de educação em saúde e assistência farmacêutica através da entrega de medicamentos de uso contínuo.

Facilitar o acesso ao serviço e promover educação em saúde, bem como assistência farmacêutica, assistindo o usuário através de equipe multiprofissional e serviço em rede de atenção, bem como conhecer a realidade local e condições de saúde individuais o programa é realizado semanalmente seguindo um calendário de atividades. as ações são executadas todas as terças-feiras por profissionais do ESF e NASF com duração de 90 minutos, em uma comunidade da zona rural. as atividades contam com serviço em rede conforme a necessidade. Primeiramente é aferida a pressão arterial, após um profissional apresenta uma palestra abordando promoção e prevenção em saúde. Após ocorre a dispensação dos medicamentos de uso contínuo e aconselhamento quanto ao uso racional. Para finalizar ocorre dinâmica com o grupo, estimulando a prática da atividade física. Ao término do encontro, os profissionais seguem realizando visitas e consulta médica domiciliar, bem como acompanhamento multiprofissional.

as ações promovem uma experiência de troca de saberes e aproximação com fortalecimento de vínculos por gerar contato informal entre individuo e profissional. Observa-se que as ações promovidas através da visita domiciliar possui impacto significativo nos dados epidemiológicos do município, pois constata-se problemáticas sanadas pela equipe multiprofissional. Outra ferramenta é a busca pelo serviço de saúde, minimizada através da consulta domiciliar, diminuindo o fluxo de atendimento na unidade e promovendo um atendimento humanizado, ético e multidisciplinar, assistindo a integralidade do individuo, conhecendo seus hábitos de vida e os impactos prós e contras em sua saúde facilitando o acesso aos serviços.Observa-se a facilidade do acesso bem como melhoria da qualidade de vida proporcionada pela educação em saúde, trabalho em rede e multiprofissional, diminuindo o uso irracional medicamentoso, proporcionando atendimento humanizado e integral, fortalecendo os pressupostos da atenção em saúde e consolidando a saúde da família e comunidade priorizada pelo SUS como ferramenta efetiva na promoção e prevenção em saúde e diminuição de agravos.

Principal

Adriano Pereira

adrianop@mhnet.com.br

Coautores

Cristiane Carniel, Flávia Barcelos Martins, Francielle Menin Vendrame

A prática foi aplicada em

Flor do Sertão

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Vitória, N 390, Centro, Flor Do Sertao, Santa Catarina, Cep: 89878-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maristela De Fátima Valler

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal