Olá,

Visitante

Saúde Emocional: a Constelação Familiar Como Ferramenta de Desenvolvimento Bio-Psico-Social na Estratégia de Saúde da Família (Esf) do Município de Maria da Fé – Mg.

ObjetivoDisponibilizar um ambiente de escuta terapêutica e reflexão dentro da ESF através de temas pertinentes a realidade dos usuários e compartilhamento de experiências. Garantindo espaços de engajamento da população, gerando, sujeitos autônomos, protagonistas.MetodologiaA partir da demanda diagnosticada pelas equipes de ESF, realizou-se reuniões entre a Secretária de Saúde Juliana F. Zaroni Batista, a Coordenadora de Atenção Primária á Saúde Lourdes Mirian Bernando de Souza e a Consteladora Rossiany C. Cruz, para fomentar a aplicação da Constelação Familiar nos grupos de SAÚDE EMOCIONAL. Definiu-se que ocorreriam encontros semanais na USF José Domingos dos Santos as quintas feiras no período matutino e vespertino, com duração de uma hora, aberto a população mariense com o único critério de serem maiores de 18 anos. Os assuntos propostos possuíam temáticas em consonância com as Constelações Familiares (CF) aplicando-se nos encontros exercícios sistêmicos levando seus membros a reflexões da vida emocional.

A Constelação Familiar CF é uma ciência desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger. O termo original da Constelação Familiar é “Familienaufstellung, onde o sentido literal seria “colocar a família na posição”. Consiste no posicionamento de imagens internas projetadas em objetos concretos, visíveis. Com a ajuda de pessoas ou com âncoras (objetos que simbolizam pessoas ou sentimentos), trazem consigo uma consciência das linhas invisíveis que prendem as pessoas ao sofrimento físico e emocional. Ganhando força, pois entra em alinhamento com o seu propósito de vida gerando vontade para realizar transformações, melhorando a qualidade vida. A inserção da CF na rede SUS através do Programa de Práticas Integrativas e Complementares acompanha a mudança de uma política assistencialista para uma política de participação ativa e consciente, promovendo mudanças fundamentais na forma de abordar as questões de saúde emocional, trazendo empoderamento e contribuindo para a promoção da saúde mental.

O reconhecimento da vida numa nova perspectiva é processado imediatamente quando o indivíduo remonta sua história externamente, resultando na promoção da saúde e qualidade de vida. A cada encontro foram oportunizado temáticas diferentes atendendo as necessidades diversas dos usuários do SUS em Maria da Fé, contribuindo para minimizar a demanda reprimida de saúde mental, fomentando a construção de novos grupos dentro da comunidade pelos próprio usuários, que se tornaram multiplicadores.

Principal

Rossiany Cassia da Cruz

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Maria da Fé

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento das doenças crônicas
Rio de Janeiro
Práticas
Práticas integrativas e complementares no cuidado aos trabalhadores de saúde mental de Resende
Rio de Janeiro
Práticas
Visita de luto: uma atitude humanizada
Rio de Janeiro