Olá,

Visitante

Auriculoterapia Como Estratégia de Cuidados e de Valorização das Ações e da Qualidade de Vida dos Agentes Comunitários de Saúde pela Equipe do Nasf-Ab do Município de Esplanada-Ba.

ObjetivosObjetivando o bem-estar dos ACS e trazendo melhoria na qualidade de vida e diminuição de quadros de dores crônicas, ansiedade e insônia. Valorização do ACS e de suas ações através da oferta de cuidado a sua saúde. MetodologiaA psicóloga e a fonoaudióloga realizaram encontros semanais pelo período de 11 semanas com grupo ACS de ambos os sexos com faixa etária livre e que sofrem com dores crônicas e ansiedade nas unidades básicas de saúde dos Capuchinhos e Malvinas para realizar a colocação dos pontos de auriculoterapia na orelha e aliado a isso em todos os encontros também contou com ações dos outros profissionais da equipe do NASF-AB, realizando atividades voltadas a disfunções encontradas na avaliação física e mental realizada previamente, psicoterapia com psicóloga, sessões de pilates com fisioterapeutas, práticas de hidroginástica com profissionais de educação física, acompanhamento nutricional com nutricionista e educação financeira com assistente social.

Através de uma iniciativa da psicóloga e a fonoaudióloga do NASF-AB de Esplanada-BA deu início em 2018 uma estratégia de cuidados com os agentes comunitários de saúde (ACS), que são trabalhadores da atenção básica representando o elo entre os serviços de saúde e a comunidade. Lancman (2009) indica que grande parte destes profissionais trabalha com circunstâncias de agravos à saúde da população que ultrapassam suas atribuições profissionais gerando uma sobrecarga de trabalho. De acordo com Pupin (2008), essa sobrecarga se caracteriza pelo conjunto de altas exigências impostas ao trabalho dos ACS, pela pouca valorização do trabalho e pelo intenso envolvimento emocional com os usuários. Nossa equipe NASF-AB vem se capacitando nas práticas integrativas e complementares, dentre elas decidiu utilizar nos ACS a auriculoterapia que é uma técnica antiga que estimula pontos do ouvido externo para diagnosticar e tratar dor, vícios e distúrbios internos e psicológicos com excelentes resultados. Através de uma iniciativa da psicóloga e a fonoaudióloga do NASF-AB de Esplanada-BA deu início em 2018 uma estratégia de cuidados com os agentes comunitários de saúde (ACS), que são trabalhadores da atenção básica representando o elo entre os serviços de saúde e a comunidade. Lancman (2009) indica que grande parte destes profissionais trabalha com circunstâncias de agravos à saúde da população que ultrapassam suas atribuições profissionais gerando uma sobrecarga de trabalho. De acordo com Pupin (2008), essa sobrecarga se caracteriza pelo conjunto de altas exigências impostas ao trabalho dos ACS, pela pouca valorização do trabalho e pelo intenso envolvimento emocional com os usuários. Nossa equipe NASF-AB vem se capacitando nas práticas integrativas e complementares, dentre elas decidiu utilizar nos ACS a auriculoterapia que é uma técnica antiga que estimula pontos do ouvido externo para diagnosticar e tratar dor, vícios e distúrbios internos e psicológicos com excelentes resultados.

A auriculoterapia se mostrou eficaz como tratamento individualizado de práticas integrativas e complementares alcançando os objetivos traçados, o seu uso com a associação de outros tipos de terapia mostra como seu potencial pode ser aumentado, gerando mais conforto e aumentando a adesão dos usuários, elevando a autoestima dos ACS, impactando na diminuição de níveis de estresse e dores crônicas e melhoria de qualidade de vida destes profissionais.

Principal

Laíne dos Santos Britolaíne dos Santos Brito

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Esplanada

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento de dores crônicas
Rio de Janeiro